Tiny - Multiempresa
Com o recurso Multiempresa você pode conectar duas ou mais contas do Tiny para gerenciar seu grupo de forma simultânea, em apenas uma conta no Tiny. Após as contas estarem conectadas, é possível centralizar o controle de clientes, fornecedores, produtos, pedidos e estoque de mais de uma empresa, facilitando os processos diários de cada uma.
Ao utilizar o Multiempresa, você terá o recurso de estoque compartilhado, onde o mesmo é utilizado exclusivamente para realizar a atualização de saldo de estoque para seus anúncios em plataformas de e-commerce.
Lembrete:
Para utilizar o módulo Multiempresa, você deverá acessar Menu → Início → Extensões do Tiny e buscar pelo módulo de Multiempresa. Este recurso é gratuito.Assista este vídeo e aprenda como configurar o Multiempresa no Tiny
Adicionar extensão token api
- Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
- Na seção Vendas , adicione a extensão Token API.
- Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.
Configurar o Multiempresa em sua conta
Primeiramente, é necessário que cada empresa que você deseja controlar com esse recurso esteja cadastrada em uma conta própria no Tiny, para que seja possível informar a origem e o destino dos dados.
- Com as contas já cadastradas no Tiny, acesse Menu → Configurações → Outras configurações → Multiempresas.
Considerar estoque desta empresa Habilite este campo para definir se o estoque da empresa em que você está logado será considerado no e-commerce. Atualizar cliente ao enviar pedido Habilite este campo para que, ao enviar um pedido para outra empresa, as informações dos clientes sejam atualizadas na empresa de destino. Atualizar produtos ao enviar pedido Habilite este campo para que, ao enviar um pedido para outra empresa, as informações dos produtos sejam atualizadas na empresa de destino. Sincronizar produtos automaticamente (beta) Habilite este campo para que o cadastro ou alteração de produtos seja sincronizado em todas as empresas do grupo. Sincronizar contatos automaticamente (beta) Habilite este campo para que o cadastro ou alteração de contatos seja sincronizado em todas as empresas do grupo. Sincronizar o campo localização do produto Habilite este campo para que a localização do produto seja atualizada em todas as empresas do grupo na sincronização automática.
Atenção!
Caso a atualização de produtos esteja marcada para Não considerar o estoque, o saldo em estoque da empresa em questão será desconsiderado e a quantidade sincronizada com as plataformas integradas será com base no somatório das demais empresas, desde que as mesmas estejam configuradas para considerar o seu saldo. -
O campo Considerar estoques para API, ao ser selecionado como Todas empresas do grupo, fará com que o saldo de estoque total e reservado de todas as empresas do grupo sejam considerados na consulta através da API de Obter estoque. Caso contrário, somente será considerado o saldo em estoque da empresa atual.
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Para configurar uma empresa de destino dos dados, acesse a aba Enviar dados e clique na opção Adicionar empresa de destino.
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A ligação entre as duas empresas é feita através do Token API , ou seja, é necessário que a empresa de destino dos dados lhe forneça o seu Token. Após ter essa informação, informe-a no campo Token da empresa de destino e ao final, clique em Adicionar.
Para a configuração do Multiempresa ser concluída com sucesso, é necessário autorizar o recebimento dos dados na sua conta de destino.
- Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Outras configurações → Multi Empresas.
- Na aba Receber dados , clique no Menu de contexto do registro referente a empresa origem dos dados e clique em Autorizar.
- Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Selecione os produtos → Mais Ações → Enviar produtos para outras empresas.
Observação:
Ao enviar os produtos para outra empresa, o saldo em estoque dos itens não é considerado e o mesmo é apenas compartilhado na conta de destino.- Acesse Menu → Cadastros → Clientes e Fornecedores → Selecione os contatos → Mais Ações → Enviar contatos para empresas.
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Acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda.
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Agora, localize o pedido de venda que deseja enviar pra outra empresa, acesse o Menu de contexto da venda e clique em Enviar pedido para empresa.
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No pop-up aberto, selecione a empresa de destino no campo Enviar pedidos e clique em Enviar pedidos.
Observação:
Ao enviar pedidos para outra empresa, é possível escolher se os cadastros de clientes e produtos serão atualizados de acordo com as novas informações do pedido, ou se manterão as informações antigas já cadastradas na conta destino. Esta opção pode ser definida nas configurações do Multiempresa, nos campos Atualizar cliente ao enviar pedido e Atualizar produtos ao enviar pedido.
Ao enviar o pedido para outra conta, perde-se o vínculo com o pedido da plataforma de e-commerce ou marketplace, sendo necessário fazer a atualização das informações nas plataformas de forma manual.
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Para visualizar os saldos em estoque dos itens agrupando-os por empresas, acesse o Menu → Suprimentos → Relatórios → Aba Geral → Relatório de Estoque Multi Empresas.
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É possível buscar o resultado de apenas um produto, informando no campo Produto sua descrição ou parte da mesma. Para gerar um relatório geral do estoque, apenas clique em Gerar.
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O relatório exibe o Produto, seu Código, o Saldo do mesmo em cada uma das empresas correlacionadas, juntamente com o Total do saldo do produto.
- Para visualizar os produtos com estoque abaixo do mínimo, acesse Menu → Suprimentos → Relatórios → Aba Controle de estoques → Produtos abaixo do estoque mínimo e marque exibir estoque multiempresa.
Observação:
- A quantidade em estoque considerada no relatório de estoque multiempresa e, que será enviada para a plataforma, será sempre a soma dos estoques compartilhados entre as empresas, caso a opção Considerar estoque desta empresa, estiver marcada como Sim em todas as contas.
- O saldo dos produtos do tipo kit é composto somente pelos componentes do kit que estão fisicamente num mesmo lugar.
- Com o estoque multiempresa habilitado, não será possível realizar o download do relatório.
Gerar Token da empresa de destino
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Acesse a conta da empresa de destino.
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Agora, acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Outras configurações → Token API.
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No campo Token, encontra-se o Token identificador da sua conta.
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Para visualizar o DRE do multiempresa, acesse Menu → Finanças → Relatórios → Aba Geral → Demonstração do resultado do exercício.
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O filtro Ano refere-se ao período do relatório. O filtro Baseado em indica qual a origem das informações para o DRE: Notas Fiscais ou Pedidos de Venda.
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Ainda sobre as opções de filtros, no campo Custo baseado em será possível escolher se você deseja que o relatório seja gerado levando em consideração o custo de compra de seus produtos ou o custo médio.
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Na opção de filtro Agrupamento , selecione Empresas do grupo se caso desejar verificar os resultados levando em consideração todas as empresas integradas pelo recurso ou selecione apenas a sua empresa para visualizar os seus resultados individuais.
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Após as definições, clique em Gerar.
Atenção!
O relatório baseado em Notas Fiscais, leva em consideração apenas as notas autorizadas pelo SEFAZ e considera os impostos ICMS (depende do regime tributário), IPI, ISS, Cofins e Pis. O relatório baseado em Pedidos de Venda, traz os pedidos Atendidos e Aprovados, considerando os impostos ICMS ST, IPI e ISS. Os resultados exibidos levam em consideração as categorias e as configurações do DRE de ambas as empresas. Indicamos que as mesmas sejam realizadas no mesmo formato, a fim de evitar divergências nos resultados. -
Ao gerar o relatório é possível Imprimir , como também Recalcular. A opção Recalcular deve ser usada quando forem efetuados lançamentos retroativos, assim serão considerados para o DRE.
Para mais informações sobre o DRE, acesse a ajuda Demonstração do resultado do exercício (DRE).
Para acessar rapidamente as contas das empresas relacionadas, basta usar o Menu de usuário da sua conta no Tiny, escolhendo a conta que deseja acessar e clicando sobre a mesma na listagem.
Lembrando que esse acesso rápido entre as contas conectadas, funciona automaticamente para os usuários administradores. Para os demais usuários, é necessário que possuam o mesmo login e senha em todas as contas Tiny.
Sincronização automática de cadastros
Em Menu → Configurações → Outras configurações → Multiempresa você poderá definir se deseja realizar sincronização automática de cadastros entre as empresas do grupo.
Com isso, ao alterar um contato ou produto de uma empresa, as informações serão enviadas automaticamente para as demais empresas do grupo, a cada 10 minutos.