Tiny - Módulo Fiscal - Notas Fiscais (NFe)
O módulo de Notas Fiscais permite incluir, assinar e transmitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe) ao Sefaz.
Nesse módulo é possível também importar ou exportar os arquivos XML, alterar a numeração, cancelar ou excluir, além de automatizar a geração da NF ao aprovar o pedido.
A NFe é um arquivo digital que contém todos os dados de uma nota fiscal e é assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.
O arquivo eletrônico, que corresponderá à Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda do estado da empresa emitente responsável pela nota fiscal.
Pré-requisitos
- Estar habilitado para a emissão de Notas Fiscais no Sefaz do seu estado.
- Ter o Certificado Digital configurado em sua conta. Saiba como configurar seu certificado digital.
- Realizar a configuração da Natureza de Operação. Veja como configurar naturezas de operação.
- Selecionar o ambiente de envio das Notas Fiscais (Homologação/Produção).
Observações:
- Antes de realizar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, acesse menu → configurações. Na aba geral, clique em dados da empresa e verifique se os campos CNPJ, inscrição estadual e código do regime tributário estão preenchidos corretamente.
- Aos emitentes de Notas Fiscais que se encontram no estado do Paraná, é necessário que tenha realizado sua habilitação junto ao Sefaz do seu estado antes de emitir suas notas.
Como configurar o ambiente de envio da Nota Fiscal (Homologação ou Produção)
-
O Tiny permite a emissão de notas fiscais de testes (sem valor fiscal - homologação) e notas fiscais com valor fiscal (produção), para isso acesse menu → configurações → aba vendas → configuração da nota fiscal eletrônica (NFe).
-
Marque o tipo de ambiente da NFe, homologação para testar a emissão de suas primeiras notas ou produção para emitir notas fiscais com valor fiscal.
Como realizar a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica
Atenção!
Antes de gerar a nota, confira se está no ambiente de homologação ou produção.-
Em menu → vendas → notas fiscais encontram-se todas as notas fiscais previamente cadastradas, com suas respectivas situações (emitida DANFE, autorizada, pendente, rejeitada).
-
Para cadastrar uma nota fiscal, clique no botão incluir nota fiscal.
-
A primeira seção do preenchimento da Nota Fiscal, apresenta campos referente a tributação e informações sobre do envio desta nota.
Observação:
A informação do intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe. Maiores informações em como utilizar e configurar os intermediadores de operações. -
Em destinatário, informe os dados do cliente que será o destinatário desta nota. Caso o cliente já esteja cadastrado, o digitar as primeiras letras do nome, uma lista de nomes será exibida e, ao selecionar um cliente desta lista, os demais dados serão automaticamente preenchidos. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado.
Observações:
- Se for um cliente novo, pode-se digitar todos os dados dele nesta tela e, ao salvar, um cadastro será automaticamente criado e poderá ser usado em notas futuras.
- O campo lista de preço, refere-se ao preço dos produtos. Para saber como configurar listas de preços, acesse a ajuda listas de preços.
-
Em produtos ou serviços, adicione na Nota Fiscal os itens que pertencem a esse documento. Na aba imposto, pode-se conferir os impostos de cada um dos itens.
Observações:
- Pesquise os produtos a incluir por descrição, código SKU, GTIN. Na busca avançada de itens é possível pesquisar pelo código do fabricante ou por palavras-chave na ordem da descrição do produto.
- Para outros detalhes do item, clique em editar. As informações disponíveis, como dados tributários (NCM, CFOP, impostos), estoque, comissão, podem ser visualizadas alteradas conforme necessidade. Após clique em salvar.
-
Em cálculo do imposto, são apresentados os valores tributários conforme natureza de operação configurada em sua conta. Para cálculo automático de imposte, habilite cálculo ligado.
-
Em transportador, selecione a forma de envio dessa nota.
-
Na seção pagamento, selecione forma de recebimento e defina as condições de pagamento da nota.
-
Na seção de dados adicionais, informe o depósito correspondente aos produtos da nota. Se desejado, adicione observações sobre a nota e marcadores para identificação.
Observações:
- No campo observações do sistema, é exibida, automaticamente, a mensagem cadastrada na natureza de operação.
- Caso o seu produto tenha o NCM iniciado com: 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006 o Tiny irá habilitar os campos solicitados pelo Sefaz para fármacos.
-
Ao finalizar o preenchimento da Nota Fiscal, clique em salvar.
-
Para autorizar a nota fiscal no Sefaz, clique no mais ações → autorizar no Sefaz ou, na listagem de notas fiscais, localize a NF e clique no menu de contexto (...) → autorizar no Sefaz.
Observação:
A informação da chave de acesso será exibida no registro da Nota Fiscal após ela ser autorizada.
Como gerar nota fiscal a partir dos pedidos de venda
- É possível gerar a nota fiscal a partir do pedido de venda, para isso acesse menu → vendas → pedidos de venda.
- Selecione um ou mais pedidos para geração da NF.
- Clique em gerar notas fiscais.
Observação:
Selecionando apenas um pedido, a nota pode ser gerada em menu de contexto (...) → gerar nota fiscal. Ou, com o pedido aberto, clique em mais ações → gerar nota fiscal. Esse processo pode ser realizado logo após a inclusão do pedido de venda. - Você será redirecionado para o módulo de notas fiscais para prosseguir com a emissão.
- Clique em salvar para concluir a geração de NF.
Como receber pedidos do e-commerce via notas fiscais
Para importar os pedidos do seu e-commerce pelo módulo de notas fiscais, acesse menu → vendas → notas fiscais → mais ações → receber pedidos do e-commerce.
Como gerar e emitir de notas fiscais de forma automática
O Tiny permite a geração e emissão de notas fiscais de forma automática, conforme passos a seguir:
- Acesse menu → configurações. Na aba vendas, clique em configurações da nota fiscal eletrônica.
- Em automações, habilite o parâmetro gerar nota fiscal automaticamente ao aprovar pedido.
- Clique em salvar.
- Agora, sempre que um pedido for aprovado, a NF correspondente será gerada automaticamente e a situação do pedido será atualizada para preparando envio.
- Para emissão das notas pendentes, acesse menu → vendas → notas fiscais → autorizar pendentes e todas as NFs pendentes serão emitidas de uma única vez.
Observação:
Usuários dos planos Essencial ou Grande e que utilizam o certificado A1, podem automatizar também a emissão das notas em menu → configurações. Na aba vendas, clique em configurações da nota fiscal eletrônica. Em automações, habilite autorizar automaticamente notas fiscais geradas a partir da venda.
Como compartilhar a Nota Fiscal
Para compartilhar a NF são necessárias algumas configurações:
- Acesse menu → configurações → aba vendas → configuração do envio de documentos
- Na seção DANFE, defina:
Assunto padrão para envio da proposta comercial Informe o texto padrão que será exibido no título. Mensagem padrão para envio da proposta comercial Informe o texto padrão que será exibido no encaminhamento da proposta. Enviar PDF em anexo no envio de e-mails Habilite este campo para que a DANFE seja anexada em formato PDF ao e-mail enviado. Enviar DANFE no corpo dos e-mails Habilite este campo para que a DANFE seja anexada no corpo do e-mail. Observações:
- Para compartilhar via WhatsApp, acesse menu → configurações. Na aba geral, clique em configurações do envio de documentos e habilite compartilhar documento via Whatsapp, clique em salvar.
- Para enviar o boleto no e-email junto com a DANFE, acesse menu → configurações. Na aba, clique em finanças → configurações do envio de documentos e habilite enviar boletos por e-mail junto com as notas fiscais, notas de serviço e os pedidos de venda, clique em salvar.
- Clique em salvar.
- Para compartilhar a NFe, acesse vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) → compartilhar.
- Informe o e-mail do destinatário.
Observação:
Para adicionar mais de um destinatário, separe por vírgula e insira o próximo e-mail, sem espaços, conforme o exemplo abaixo: - Clique em exibir opções avançadas para verificar assunto, nome do destinário e Cc.
- Habilite gerar link compartilhável para que seja possível enviar o link da proposta.
- Clique em enviar por e-mail para envio por e-mail ou Whatsapp para envio pelo app.
Acesse menu → vendas → notas fiscais e clique no botão autorizar pendentes.
Observação:
- Ao autorizar as notas pendentes em lote, serão autorizadas todas as notas que se encontram na situação pendente.
- A função de autorizar as Notas Fiscais em lote também permite o envio de e-mail com as DANFEs e XMLs das NFes aos respectivos clientes.
Atenção!
A opção de envio dos dados na NFe ao e-commerce estão disponíveis somente para as seguintes integrações: Amazon Fulfillment, Magento, Americanas marketplace, AnyMarket, Tray (REST), Plugg.To, VTEX, Magalu, Mercado Livre, Nuvemshop, Shopee e ISET.O envio manual das notas fiscais será necessário somente se, ao configurar a integração, o campo envio de dados da NFe for marcado como manual.
-
Acesse menu → vendas → notas fiscais → aba emitidas.
-
Selecione uma ou mais notas para envio.
-
Clique em mais ações → enviar dados da NFe para e-commerce.
Observações:
Os dados enviados variam de acordo com a integração, conforme segue:
-
Americanas Markeplace: Chave de acesso da NFe.
-
AnyMarket: Chave de acesso da NFe, Data de envio da nota, Número, Série, Inscrição Estadual e CFOP do primeiro item presente na NFe.
-
ISET: Chave de acesso da NFe, Número, Série e Data de envio.
-
Magalu: Chave de acesso da NFe, Data de envio, Número, Série e atualiza o status da venda para "Invoice".
-
Magento: Chave de acesso, Número da nota e a Data de emissão da NFe.
-
Mercado Livre: Chave de acesso da NFe, o CFOP do primeiro item presente na NFe e o XML.
-
Nuvemshop: Chave de acesso da NFe e o Link do XML da NFe.
-
Plugg.To: Chave de acesso da NFe, Data de envio, Número, Série e atualiza o status da venda para "Invoice".
-
Tray (REST): Chave de acesso da NFe, Valor da Nota, CFOP do primeiro item presente na NFe e o XML.
-
VTEX: Chave de acesso da NFe, Data de envio, Número e Valor da NFe.
-
É possível importar um arquivo XML de notas de transferência de mercadoria, saindo de sua empresa e com destino ao depósito do Fulfillment.
- Para importar o XML, acesse menu → vendas → motas fiscais → mais ações → importar XML da NFe e procure seu arquivo de notas.
- Após a importação, selecione a nota fiscal e clique em menu de contexto (...) → lançar estoque.
- Selecione o depósito de saída das mercadorias e clique em lançar estoque.
A partir desta ação o Tiny fará a remoção de estoque no depósito selecionado e entrará com a mesma quantidade no depósito do Fulfillment.
- Acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Selecione uma ou mais notas para envio
- Clique em enviar para expedição.
- Um marcador será adicionado à nota indicando que o pedido foi enviado para expedição.
Como clonar uma Nota Fiscal
É possível clonar uma nota fiscal acessando menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota desejada → clonar nota.
Como clonar uma Nota Fiscal de saída para entrada
O Tiny disponibiliza a opção de gerar uma nota fiscal de entrada usando os dados de uma nota fiscal de venda, através do recurso de clonar para entrada.
- Acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Localize a NF desejada e clique em menu de contexto (...) → clonar para entrada.
- Em natureza da operação selecione a natureza correspondente à emissão da nota.
- Em preço dos itens da nota, marque o preço que será atribuído aos produtos, preço da nota fiscal ou preço de custo.
- Clique em continuar e preencha os demais dados da nota para emissão.
- Clique em salvar.
É possível desvincular uma NF cancelada de um pedido de venda ativo, possibilitando a emissão de nova nota para o pedido.
- Acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Na aba canceladas, localize a nota que deseja desvincular.
- Clique em menu de contexto (...) → desvincular venda.
Acesse menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota desejada→ cancelar NFe.
Atenção!
- Ao tentar cancelar uma NF-e no Tiny, apenas montamos o XML do evento do cancelamento, conforme os dados preenchidos pelo usuário. Realizamos uma chamada ao Sefaz, que processa e responde com o resultado deste procedimento.
- Para cancelar as notas fiscais fora do prazo de cancelamento, pedimos que você entre em contato com sua contabilidade para verificar o procedimento correto a ser realizado.
- O Tiny não aplica nenhuma validação adicional em relação ao tempo para cancelamento de NFe.
Como excluir Notas Fiscais
Atenção!
Notas fiscais que possuam estoque e/ou contas lançadas, não terão os lançamentos gerados a partir da nota fiscal eliminados de forma automática pelo sistema. Caso você queira excluir os lançamentos de estoque e/ou financeiros gerados a partir da nota fiscal que está sendo excluída, você pode usar as funções para estornar estoque e estornar contas antes de excluir a nota fiscal.-
Acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Selecione uma ou mais notas para exclusão.
- Clique em mais ações → excluir notas.
Observação:
Selecionando apenas uma nota, a exclusão pode ser realizada em menu de contexto (...) → excluir nota. -
Também é possível excluir notas fiscais em massa ao agendar uma tarefa de exclusão de registros, acessando menu → início → ferramentas. Na aba geral, clique em exclusão de registros → incluir tarefa exclusão.
Atenção!
Antes de realizar a exclusão das notas fiscais, é importante obter o backup e verificar o recebimento do arquivo no e-mail configurado. Para isso, acesse menu → início → ferramentas → backup → incluir backup.
Acesse menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota fiscal desejada → selecione outras opções, clique em consultar NFe no Sefaz.
Atenção!
Caso a nota fiscal tenha sido recebida e sua utilização autorizada pelo Sefaz, a situação da nota fiscal será modificada para autorizada. Caso contrário, a situação da nota fiscal voltará para pendente, após atualizar a tela, permitindo assim, que você envie-a novamente ao Sefaz.-
Acesse menu → vendas → notas fiscais → clique sobre a nota fiscal para abrí-la.
-
Clique no botão editar.
-
No campo número, informe uma numeração ainda não enviada ao Sefaz.
Observação:
Para editar o número da NF é necessário que a edição do número da nota fiscal esteja desbloqueada. -
Salve a nota e reenvie.
Atenção!
Após a inclusão da numeração correta na nota fiscal, as novas notas fiscais cadastradas terão sua numeração atribuída de forma sequencial, a partir do número inserido manualmente.Como alterar o número sequencial e de série das notas fiscais
Para alterar o número da sequência e de série da emissão das NFes é necessário, primeiro, desabilitar o bloqueio de edição de número de nota e, após, editar a NF, conforme os passos a seguir:
- Acesse menu → configurações. Na aba vendas, clique em notas fiscais → configuração da nota fiscal eletrônica (Nfe).
- Em configurações adicionais, clique em exibir.
- Desabilite o parâmetro bloquear a edição do número da nota fiscal e clique em salvar.
- Para alterar o número da nota, acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Localize e abra a nota fiscal pendente desejada.
- Clique em editar.
Observação:
Ao incluir uma nova nota fiscal também é possível alterar o número e série da NF. - No campo série e número, digite os números desejados correspondentes à sequência de emissão das notas da sua empresa.
Observações:
- Lembramos que os números da nota e série adicionados manualmente devem estar de acordo com o sequencial da sua empresa.
- As notas emitidas pelo Tiny seguirão automaticamente a sequência numérica adicionada.
- Dúvidas referentes ao número e série que devem ser adicionados na NF, contate a sua contabilidade.
- Valide as informações e clique em salvar.
Acesse menu → vendas → notas Fiscais → mais ações e clique em inutilizar numeração.
Atenção!
As numerações inutilizadas ficarão visíveis e disponíveis para impressão em início → ferramentas → inutilizações de NFes.Como imprimir a DANFE
As DANFEs podem impressas nos layouts padrão, simplificado e etiqueta.
- Acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Selecione uma ou mais notas para impressão.
- Clique em imprimir DANFEs.
Observação:
Selecionando apenas uma nota, a impressão pode ser realizada em menu de contexto (...) → imprimir DANFE. Ou, com a nota aberta, clique em mais ações → imprimir DANFE. Esse processo pode ser realizado logo após a inclusão da nota. - Na tela de visualização de impressão que será aberta, escolha o layout de impressão: padrão, simplificado ou etiqueta.
- Clique em imprimir (ctrl+enter).
Observação:
O layout de impressão escolhido ficará salvo e será utilizado como padrão para as próximas impressões.O relatório de notas fiscais impresso irá respeitar a situação da nota selecionada, todas, pendentes, emitidas ou canceladas.
- Acesse menu → vendas → notas fiscais → mais ações → imprimir relatório.
- Clique em imprimir (ctrl+enter).
Como imprimir etiquetas em Notas Fiscais
Podem ser impressas etiquetas por tipo, para correios ou para transportadoras.
- Acesse menu → vendas → notas fiscais.
- Selecione uma ou mais notas para impressão de etiqueta.
- Clique em mais ações.
- Escolha o tipo de etiqueta a ser impresso: etiqueta (tipo de etiqueta), imprimir etiquetas dos correios ou imprimir etiquetas de transportadora.
Observação:
Em imprimir etiqueta, será necessário definir o tipo e o modelo da etiqueta a ser impressa. - Clique em imprimir (ctrl+enter).
Observações:
- Para que as etiquetas das notas selecionadas sejam impressas, é necessário informar o campo quantidade na seção transportador/volume da nota fiscal.
- O aviso de recebimento (AR), para impressão de etiquetas correios, poderá ser impresso acessando o menu de contexto (...) da NFe desejada → outras opções → imprimir aviso de recebimento.
- A impressão da etiqueta de transportadora pode ser realizada sem necessidade de incluir as notas em uma expedição.
Para acrescentar informações do pedido de compra no XML da NF, é necessário editar individualmente cada produto da nota pendente.
- Acesse em menu → vendas → notas fiscais.
- Localize e abra a nota fiscal pendente desejada.
- Clique em editar.
- Na seção produtos ou serviços, em cada produto, clique em editar.
- Na aba outros, preencha os campos nº do pedido de compra e nº do item no pedido de compra.
- Clique em salvar.
Observação:
Lembramos que a referência entre NF e pedidos de compra podem ser incluídas somente nas notas fiscais pendentes, pois somente essas notas podem ser editadas.O campo contribuinte, presente no cadastro de contatos no Tiny, corresponde ao campo indicador da IE do destinatário na Nota Fiscal Eletrônica e pode ser preenchido da seguinte forma:
- Se o cliente possui inscrição estadual e for contribuinte de ICMS, selecione a opção contribuinte ICMS.
- Caso o cliente seja isento de inscrição estadual, selecione a opção contribuinte isento.
- A opção não contribuinte, será utilizada para os clientes que podem ou não possuir inscrição estadual no cadastro de contribuintes do ICMS.
Atenção!
Atualmente, quando o campo contribuinte estiver preenchido como não informado, o sistema envia para o Sefaz o campo indicador da IE do destinatário conforme segue:- Caso o cliente possua inscrição estadual, é enviado como contribuinte ICMS.
- Se for isento de inscrição estadual, é enviado como contribuinte isento.
- Caso contrário, será enviado como não contribuinte.
Como configurar campo CEST (Código Especificador da Substituição Tributária)
Essa é uma nova regra de validação aplicada pelo Sefaz que exige o preenchimento do campo código especificador da substituição tributária - CEST em operações com substituição tributária.
O preenchimento do código CEST, pode ser realizado no cadastro de produtos ou diretamente na Nota Fiscal, caso a informação não tenha sido preenchida no cadastro do produto.
Para preencher o código CEST dos produtos na Nota Fiscal:
- Acesse a nota fiscal, na seção produtos, clique no botão editar.
- Na aba ICMS ou simples (depende do regime tributário da empresa) informe no campo código CEST, o código CEST do item.
- Clique em salvar.
Através da norma técnica 2020 006V1.0 - SINIEF 21/2020 e 22/2020 da Sefaz, a partir do dia 05/04/2021, é obrigatória a inserção do intermediador da operação das vendas realizadas em canais de terceiros.
-
Para realizar o cadastro de intermediadores, acesse menu → configurações. Na aba vendas, clique em notas fiscais → cadastro de intermediadores.
-
Clique em incluir intermediador.
-
Insira o nome, o CNPJ do intermediador da transação e o canal de venda do intermediador.
Observação:
Se o CNPJ da instituição de pagamento for diferente do intermediador da venda, preencha o respectivo campo. Caso contrário, deixe esse campo em branco. -
Salve as configurações.
- Após o cadastro, acesse a configuração de sua plataforma no Tiny em menu → início → integrações para vincular os intermediadores cadastrados anteriormente.
- Busque pela sua integração e na aba configurações, na seção configurações adicionais, selecione o intermediador cadastrado anteriormente.
Observação:
Caso você utilize alguma plataforma como hub de integração, o intermediador poderá ser definido diretamente no canal de venda (na aba canais de venda). Neste local, edite o canal de venda e selecione o intermediador cadastrado anteriormente. Se você não definir os intermediadores diretamente no canal de venda, o intermediador utilizado será o padrão configurado na aba configurações da plataforma. - Após configuração dos intermediadores, eles serão identificados e inseridos automaticamente nos pedidos de penda e notas fiscais.
Se você desejar alterar ou inserir o intermediador diretamente na venda, basta editar o pedido ou a nota e selecionar o intermediador desejado, no campo intermediador.
Observação:
A identificação de intermediadores está disponível apenas para as plataformas Mercado Livre, Americanas Marketplace, Anymarket, Via Marketplace, Plugg.to , Magalu Marketplace, Amazon, Olist, Carrefour, Amazon Fulfillment, MadeiraMadeira, VTEX Marketplace, Wish, Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin, Kabum, Shopee, Netshoes e Droga Raia.As instruções para configurar o ICMS desonerado, encontram-se na ajuda configurar ICMS desonerado.
Essa opção é indicada para as empresas que realizam venda para clientes com endereço cadastrado em uma unidade da federação e solicitam a entrega em outro. Dessa forma, o endereço de entrega será impresso ao gerar a nota fiscal e o envio da mercadoria se dará de forma correta perante as leis do estado para recolhimento do ICMS.
- Para habilitar este parâmetro acesse configurações e na aba vendas, vá à seção notas fiscais, acesse configuração da nota fiscal eletrônica (NFe).
- Em configurações adicionais, habilite o parâmetro substituir endereço do destinatário pelo endereço de entrega ao gerar a nota fiscal pela venda.
- Clique em salvar.
Observação:
Com esse parâmetro habilitado, ao receber um novo pedido do e-commerce o endereço do cliente cadastrado no Tiny não será atualizado.Se você emite notas ficais com produtos que pertencem a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível), é necessário realizar as seguintes configurações em sua conta para que as descrições do produtos sigam a tabela ANP:
-
Habilite nas notas fiscais a opção exibir campos referentes à combustíveis, acessando menu → configurações → vendas, na seção notas fiscais, acesse configuração da nota fiscal eletrônica (NFe).
-
Em configurações adicionais, habilite o parâmetro exibir campos referentes à combustíveis.
-
Clique em salvar.
- Para configurar os tributos do combustível na nota fiscal, na seção produtos ou serviços, clique em editar em cada produto da nota.
-
Acesse a aba combustível e informe os códigos dos tributos do combustível.
Observação:
A descrição do produto no DANFE e no XML da NFe, é correspondente ao código informado no campo código do produto na ANP. Assim, a descrição oficial que o Sefaz exige será impressa na DANFE e adicionada ao XML.
Como configurar marcadores de identificação nas notas fiscais
Antes de adicionar marcadores nas notas, é necessário cadastrar o marcador. Após cadastro, é possível incluí-los nas notas fiscais.
- Para incluir ou excluir o cadastro de um marcador, acesse menu → configurações. Na aba vendas, clique em configuração dos marcadores nas notas fiscais.
- Para incluir, clique em incluir marcador, informe a sua descrição e clique em salvar.
- Para excluir um marcador cadastrado, selecione o marcador e clique em excluir marcadores.
- Para adicionar ou remover um marcador de identificação em sua nota, acesse menu → vendas → notas fiscais → selecione uma ou mais notas→ mais ações → alterar marcadores.
Observação:
Selecionando apenas uma nota, a edição de marcadores pode ser acessada em menu de contexto (...) → marcadores. - Clique em incluir ou remover.
- Informe os marcadores e clique em salvar ou remover de acordo com a ação escolhida.
- Na remoção de marcadores, confirme a ação clicando em remover.
-
Configure a integração com o Sigep Web. Veja como configurar a integração em Sigep Web.
-
Realize a configuração das etiquetas dos Correios. Veja como configurar etiquetas dos Correios.
-
Após as configurações iniciais, é possível gerar o código de rastreamento, para isso acesse menu → vendas → notas fiscais → incluir nota fiscal.
-
Preencha os dados da nota fiscal e na seção transportador/volumes, no campo forma de envio selecione correios e defina a forma de frete. O código de rastreamento será gerado automaticamente e poderá ser preenchida a URL de rastreamento.
Observação:
No campo quantidade de volumes é possível configurar uma quantidade padrão para vendas, para isso acesse menu → configurações. Na aba vendas,clique em configurações dos pedidos de venda → quantidade de volumes padrão. -
Clique em salvar.
-
O envio do código de rastreio pode ser realizado em menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota fiscal → enviar código de rastreio ou logo após a inclusão da nota.
Como emitir uma nota de devolução (saída de mercadoria)
Atenção!
Lembramos que é importante consultar o seu CFOP junto à sua contabilidade, pois ele deve ter finalidade de devolução. Caso o CFOP não tenha finalidade de devolução, você deve preencher o campo finalidade como NF-e normal.A nota de devolução de compra é feita quando a empresa está devolvendo uma compra para o fornecedor, visto que os produtos da nota vão sair do estoque da empresa.
Devolução a partir de uma nota de entrada já emitida
-
Configure uma natureza de operação (tipo saída). Caso não tenha configurado em sua conta, veja como configurar em naturezas de operação.
-
Acesse menu → suprimentos → notas de entrada → menu de contexto (...) da nota desejada → devolver.
- Informe a natureza de operação da nota fiscal de devolução e clique em continuar.
-
Na nota fiscal gerada, os campos finalidade e chave de acesso da NF-e referenciada serão automaticamente preenchidos.
-
Informe os demais dados da nota, clique em salvar e autorize no Sefaz.
Incluir manualmente uma nota de devolução
-
Configure uma natureza de operação (tipo saída). Caso não tenha configurado em sua conta, veja como configurar em naturezas de operação.
-
Acesse menu → vendas → notas fiscais, clique em incluir nota fiscal.
-
Informe a natureza de operação correspondente a devolução(saída) e no campo finalidade selecione devolução/retorno.
-
No campo chave de acesso da NF-e referenciada informe a chave da nota que está devolvendo.
-
Informe os demais dados da nota, clique em salvar e autorize no Sefaz.
Como emitir uma nota de exportação
-
Configure uma natureza de operação. Caso não tenha configurado em sua conta, veja como configurar em naturezas de operação.
Atenção!
Segundo orientações do Sefaz, o CFOP para nota de exportação deve iniciar com o número "7" e empresas optantes pelo "Simples Nacional", utilizam a situação tributária 300 - Imune. Já as optantes pelo "Regime Normal", utilizam a situação tributária 41 - Não Tributada. Lembramos que esses dados, deverão ser verificados junto à sua contabilidade. -
Acesse menu → vendas → notas fiscais → incluir nota fiscal.
-
No campo tipo de saída, selecione a opção exportação.
-
Na seção destinatário, no campo tipo de pessoa, selecione a opção estrangeiro.
-
Preencha os dados de exportação e prossiga com o preenchimento dos demais campos para a emissão da nota.
Observação:
Atualmente, apenas notas fiscais de exportação direta poderão ser emitidas. Notas fiscais de exportação indireta não são emitidas através do Tiny.
Como emitir notas no ambiente de contingência
A emissão de notas em ambiente de contingência pode ocorrer de duas formas:
-
Acesse menu → vendas → notas fiscais e acesse a nota fiscal. Se ao enviar a nota, ocorrer algum erro de indisponibilidade no Sefaz, é exibida a opção para utilizar o ambiente de contingência no Tiny.
-
Ou, acesse vendas → notas fiscais → mais ações → ativar o modo de contingência NFe.
Atenção!
Recomendamos que você entre em contato com a sua contabilidade, para obter informações sobre a numeração das notas fiscais emitidas no modo de contingência, se elas devem seguir a sequência normal da empresa ou se possuem uma numeração própria.
Acesse menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota desejada → selecione NFe complementar.
Atenção!
É sempre importante verificar com a sua contabilidade se é necessário trabalhar com Nota fiscal Complementar ou Carta de Correção, pois ambas são documentos distintos.Para emitir uma carta de correção, acesse menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota desejada → carta de correção.
Observações:
- A carta de correção somente poderá ser transmitida quando vinculada à uma NFe autorizada, visto que não é possível editar/corrigir uma NFe cancelada.
- Para impressão da carta de correção, localize a nota em que foi emitida a carta e clique no menu de contexto (...) → outras opções.
- Para a impressão de boletos é necessário configurar a sua conta bancária, ela pode ser configurada com carteira registrada ou carteira sem registro, dependendo do banco utilizado.
-
Para imprimir, acesse menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota desejada → Imprimir boleto.
Observação:
Para que um boleto seja impresso, é necessário que a condição de pagamento da venda, na seção pagamento da NF, tenha sido informada e enviada para contas a receber.
Como lançar contas das Notas Fiscais
-
Acesse menu → vendas → notas fiscais.
-
Selecione uma ou mais notas para lançamento.
-
Clique em mais ações → lançar contas.
Observação:
Selecionando apenas uma nota, o lançamento pode ser realizado em menu de contexto (...) → lançar contas. -
As configurações de lançamento de contas poderão ser efetuadas em menu → configurações. Na aba finanças, clique em configurações gerais → lançamento de contas.
Somente notas fiscais que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
Atenção!
Se a configuração for realizada para lançamento automático de contas, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.
Acesse menu → vendas → notas fiscais → menu de contexto (...) da nota desejada → estornar contas.
Atenção!
Somente notas fiscais que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.Selecionar depósito de estoque na nota fiscal
Ao incluir a nota fiscal, na seção dados adicionais selecione em qual depósito de estoque será realizado o lançamento de saída.Observação:
Quando realizar o lançamento de estoque das notas fiscais em lote, a baixa será realizada no depósito selecionado nas notas fiscais.Lançar estoque das notas fiscais
-
Acesse menu → vendas → notas fiscais.
-
Selecione uma ou mais notas para lançamento.
-
Clique em mais ações → lançar estoque.
Observação:
Selecionando apenas uma nota, o lançamento pode ser realizado em menu de contexto (...) → lançar estoque. -
Para configuração de estoque acesse menu → suprimentos → configurações → aba suprimentos → configurações de estoque → lançamento de estoque.
Somente notas fiscais que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
Atenção!
Se a configuração for realizada para lançamento automático de estoque, essa configuração será atribuída somente para as novas vendas.
Atenção!
Somente notas fiscais que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.Como importar o XML das notas fiscais de saída
É possível importar as notas de sua empresa para o Tiny individualmente ou em lote, por arquivo XML, conforme segue:
- Para importar uma nota, acesse menu → vendas → notas fiscais → mais ações → importar XML da NFe.
- Para importar notas fiscais em lote acesse, menu → início → ferramentas → aba importações. Na seção notas fiscais, clique em XMLs em Lote.
- Clique em incluir arquivo para importação.
- Defina qual XML será importado, das notas fiscais ou de conhecimento de transporte e procure pelo arquivo correspondente.
Observação:
A importação de arquivos em lote é agendada e processada de acordo com a disponibilidade de processamento.
É possível realizar a exportação das notas fiscais da sua empresa, geradas em sua conta, por arquivo XML, planilha ou PDF, conforme segue:
-
Acesse menu → vendas → notas fiscais → mais ações.
-
Clique em exportar notas fiscais.
-
Escolha como deseja exportar as NFes: XML, planilha ou PDF e clique em continuar (ctrl+enter).
-
Informe o período de emissão das notas que você deseja exportar.
- Defina as informações adicionais que serão exportadas, habilitando os seguintes campos: exportar cartas de correção, exportar NFes canceladas e agrupar notas fiscais pela UF do destinatário.
-
Após as parametrizações, clique em Download.
Promoção Especial novas contas Tiny ERP + Awake Agência Digital
30 dias grátis + 3 meses com 25% OFF em qualquer plano
Acesse: https://bit.ly/ParceiroTinyERP