Tiny - Módulo de Vendas - Expedição

O módulo de expedição permite gerenciar os pedidos e notas fiscais para envio através de transportadora e Correios.

O novo formato da expedição permite visualizar de forma fácil o conteúdo da PLP para os Correios ou coleta para Transportadora, pois trabalha em forma de agrupamento das vendas, ou seja, cada expedição contém um agrupamento de pedidos e notas que formam uma PLP ou coleta.

Através de alguns serviços, é possível orçar preços e prazos online para optar pela melhor forma de envio. Além disso, você poderá também definir qual o tipo de embalagem será utilizado.

Saiba mais sobre o módulo de expedição no Tiny

Passo a passo

Adicionar a extensão expedição

  1. Para iniciar o uso do módulo de expedição, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

  2. Na seção Vendas , clique sobre a extensão Expedição.

  3. Clique em Instalar e após Confirme a instalação.

Como trabalhar com a expedição

  1. Ao acessar o módulo Expedição, as expedições cadastradas aparecerem nas abas Todas, Pendentes, Concluídas.

    As opções de Filtros podem ser utilizadas para visualizar as expedições por Agrupamentos ou Pedidos , buscar as expedições pela forma de envio (Todas, Correios, Transportadoras, Mercado Envios, Americanas Entregas, Total Express, Jadlog ou Olist) ou pelo mês que elas foram cadastradas.

  2. A coluna Número , refere-se ao número da expedição, gerado sequencialmente pelo sistema. A Data Emissão , refere-se a data de cadastro da expedição. Na aba Todos, a Forma de Envio indica qual o tipo de envio que a expedição foi ou será submetida. O Número de Objetos , é a quantidade de itens que está relacionada na expedição. O Peso Bruto , é peso total da expedição e Situação , representa a situação da expedição gerada.

  3. Modos de visualização

    É possível visualizar as vendas na expedição em dois formatos: Visão por agrupamento e Visão por pedidos.

    Agrupamentos

    A visão por agrupamentos tem o objetivo de mostrar as PLPs e Coletas geradas.

    Pedidos

    Visão por pedidos é um formato desmembrado da visão por agrupamentos, ou seja, são mostrados os Objetos (pedidos e/ou notas) de forma individual na listagem.

    Na Visão de pedidos é possível selecionar um Lote de registros e Marcá-los como entregues no e-commerce.

    Além disso, ao clicar em Mais ações encontram-se as opções para: Enviar código de rastreio ao e-commerce, Enviar código de rastreio por e-mail, Marcar como entregue, Marcar como enviado no Tiny e Imprimir DANFEs.

Incluir uma expedição

  1. Acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.

  2. Defina a forma de envio conforme as formas cadastradas em sua conta.

    Atenção!

    Ao marcar a opção Incluir pedidos e notas sem forma de envio , serão listados na expedição todos os pedidos e notas que estão marcados como Sim no campo Enviar para expedição e que não possuem uma forma de envio definida na venda.
  3. Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.

  4. Agora, são listados os pedidos e notas a serem incluídos na expedição, conforme a opção que selecionou no passo anterior.

    As vendas sinalizadas pelo marcador Amarelo ou Vermelho indicam que existem dados Incompletos ou Incorretos , impossibilitando a geração da PLP. Para editar os dados da venda, clique sobre a mesma e após, clique em Editar.

  5. Na tela a seguir, são exibidos os campos que devem ser preenchidos ou corrigidos. Após realizar as devidas correções, clique em Salvar.

  6. Agora, Selecione as vendas e clique em Salvar.

  7. Com a expedição salva, é possível Concluir a expedição e Imprimir as etiquetas dos correios para àquelas que serão despachadas via Correios. Caso seja necessário realizar alguma alteração na expedição ou mesmo nas vendas antes de concluir a expedição, clique sobre o objeto e após, no botão Editar.

Incluindo uma expedição com envio aos Correios

  1. No Filtro selecione a forma de envio Correios → Incluir expedição.

  2. Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.

  3. Se as suas vendas não possuírem a forma de frete definida (PAC, Sedex, e-Sedex, etc) basta definir neste momento, Selecione-as → Clique em Ações e acesse a opção Definir forma de frete.

  4. Selecione a forma de frete desejada e confirme clicando em Definir forma de frete.

    Atenção!

    Caso desejar modificar a forma de frete de vendas que já estavam definidas, basta marcar a opção Aplicar esta forma de frete à todas encomendas , e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam a mesma forma de frete.
  5. Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.

  6. Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.

    Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento. A quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição.

    Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto e após, no botão Editar. Saiba mais sobre a edição.

    Observação:

    O número da PLP só será obtido após Gerar PLP.
  7. Agora, para gerar a sua PLP de envio ao Correios , clique em Gerar PLP.

  8. Com sua PLP concluída , são exibidos os dados da Postagem e os Objetos presentes na PLP.

    Abaixo, encontram-se as Ações , possíveis com estes dados gerados, sendo elas: Imprimir PLP, Imprimir Etiquetas dos Correios, Enviar código de rastreio por e-mail e Enviar código de rastreio para o e-commerce.

    Observação:

    A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.

Incluindo uma expedição com envio para Transportadora

  1. No Filtro selecione a forma de envio Transportadora → Incluir expedição.

  2. Abaixo, na seção Pedidos da expedição , selecione a opção Pedidos disponíveis para listar os pedidos que ainda não estão vinculados a nenhuma expedição ou opte por buscar os Pedidos específicos através do seu número ou chave de acesso vinculada.

  3. Se as suas vendas não possuírem transportador definido, basta definir neste momento, Selecione-as → Clique em Ações e acesse a opção Definir forma de frete.

  4. Selecione a transportadora desejada e confirme clicando em Definir transportadora.

    Atenção!

    Caso desejar modificar o transportador das venda já definidas, basta marcar a opção Aplicar esta transportadora à todas as encomendas e isso fará com que todas as vendas selecionadas recebam o mesmo transportador.
  5. Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.

  6. Pronto, sua expedição está gerada! No cabeçalho é exibida a Forma de envio , a Transportadora definida, o número sequencial da Expedição.

    Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento, a Quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto desejado e após, no botão Editar.

  7. Agora com expedição já gerada, na mesma tela, é possível Concluir expedição , Imprimir coleta e Imprimir etiquetas de transportadora.

    Observação:

    • A ordenação para impressão das etiquetas e ordens de coleta segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
    • A impressão da ordem de coleta também pode ser realizada através das formas de envio de integradores. Saiba mais na ajuda Imprimir ordem de coleta.
    Exemplo impressão ordem de coleta:

     

    Impressao

    Exemplo impressão etiqueta transportadora:

     

    Impressao

  8. Para enviar o XML das notas para a transportadora, acesse o menu Mais ações ao lado do botão Imprimir Coleta e clique em Enviar XML das notas para transportadora.

    Atenção!

    Para o envio do XML ocorrer sucesso é necessário que as Notas Fiscais das vendas estejam autorizadas no SEFAZ.

Incluindo uma expedição com envio para o Mercado Envios

  1. Observação:

    O serviço do Mercado Envios está disponibilizado para clientes que possuem integração com Mercado Livre, Mercado Shops, Americanas Marketplace, AnyMarket, Tray (REST), Tray Corp e Plugg.To. Ao importar os pedidos do e-commerce, será possível gerenciar na Expedição as vendas que pertencem ao Mercado Envios.
  2. Agora, acesse o módulo de expedição, no filtro selecione a forma de envio Mercado Envios → Incluir expedição.

  3. Serão exibidas somente as vendas importadas do e-commerce e que foram enviadas para expedição.

  4. Agora, é necessário salvar a expedição com os objetos que estão selecionados. Para isso, clique em Salvar.

  5. Após isso, para gerar as etiquetas do Mercado Envios, clique em Imprimir etiquetas Mercado Envios.

    Observações:

    • A ordenação para impressão das etiquetas segue em ordem crescente, primeiro pelas notas fiscais e em seguida pelos pedidos de venda.
    • A escolha do modo de impressão ZPL ou PDF é feita diretamente no Mercado Livre. Para configurar no Mercado Livre você deve acessar Vendas → Preferência de vendas , na seção Mercado Envios escolha para o Método de impressão de etiquetas o modelo desejado.
    Exemplo impressão etiquetas Mercado Envios:

     

    Impressao

  6. Pronto, sua expedição está gerada. No cabeçalho é exibida a Forma de envio e o número sequencial da Expedição.

    Na área de Objetos da expedição , são relacionados os itens que serão despachados através deste agrupamento, a Quantidade de Pedidos e Notas, Peso e Objetos da expedição. Se precisar editar informações destes objetos, basta clicar sobre o objeto desejado e após, no botão Editar.

Observação:

O agrupamento da expedição é concluído automaticamente ao realizar a impressão das etiquetas. Caso você realize a impressão diretamente na plataforma, clique na opção Marcar como concluída no Tiny para que a mesma não fique pendente em sua conta.

Editando vendas na expedição

  1. Primeiramente acesse a expedição desejada, na aba Pendentes e utilizando a opção de Filtro para selecionar a forma de envio.

  2. Clicando sobre o pedido ou nota relacionado na expedição, clique em Editar. Após, é aberta a tela contendo os detalhes da venda com possibilidade de alterar as seguintes informações:

    Se precisar alterar o endereço do cliente apenas na expedição (para aqueles casos que a PLP reclama a quantidade de caracteres, por exemplo) basta clicar no link Editar endereço , lembrando que nada será alterado no cadastro do cliente, apenas aqui na expedição.

    Você também pode Editar as informações das Embalagens , na área Volumes.

    As informações da área Logística serão alteradas automaticamente na venda, ou seja, estas informações serão refletidas no Pedido de Venda e Notas Fiscais. Nesta seção é possível alterar a forma de frete para a expedições de Correios.

    Também é possível definir as embalagens para os objetos. Para isso, Selecione um ou vários objetos → Acesse o menu Ações e clique em Definir embalagens.

    A seguir, defina o tipo de embalagem e as dimensões que serão aplicadas aos objetos selecionados. Referente a opção Aplicar a todas as encomendas ao selecioná-lá, a embalagem definida será aplicada a todos os objetos da expedição, inclusive aos que já possuem embalagens definidas. Após definir a embalagem, clique em Salvar.

    Ao final das edições, não esqueça de clicar em Salvar para confirmar sua operação.

    Para as expedições pendentes, ainda é possível Incluir um Objeto avulso e Adicionar Pedidos de Venda ou Notas Fiscais. Para isso, basta acessar a opção Incluir Pedido de Venda ou Incluir Nota Fiscal , conforme sua necessidade, e após informar o número da sua venda para que seja incluída na expedição.

Informações relacionadas

Incluir objetos avulsos

  1. Primeiramente acesse a expedição desejada, na aba Pendentes e utilizando a opção de Filtro para selecionar a forma de envio. Após isso, acesse expedição desejada.

    Atenção!

    A inclusão de objetos avulso, é possível somente nas expedições que se encontram na situação Pendentes.
  2. Clique sobre o botão Editar.

  3. Na sequencia será liberado a opção para Inclusão do objeto.

  4. A seguir, preencha os campos necessários: Dados, Volumes e Logística.

    Após preencher, clique em Salvar.

    Agora com o objeto já incluso na Expedição , clique em Fechar edição.

Definir embalagens aos objetos

Também é possível definir as embalagens para os objetos dentro do módulo de expedição. Para isso, no momento que incluir uma expedição Selecione um ou vários objetos → Acesse o menu Ações e clique em Definir embalagens.

A seguir, defina o tipo de embalagem e as dimensões que serão aplicadas aos objetos selecionados. Referente a opção Aplicar a todas as encomendas ao selecioná-lá, a embalagem definida será aplicada a todos os objetos da expedição, inclusive aos que já possuem embalagens definidas.

Após definir a embalagem, clique em Salvar.

Observação:

Outra forma de definir embalagens no módulo de expedição é acessar a aba Pendentes → Clicar sobre a expedição deseja → Selecione os objetos → Menu Ações e clique em Definir embalagens.

Como orçar preços e prazos, online com os Correios

Calcular preços e prazos dos Correios

Esta ferramenta tem a função de buscar online nos Correios os preços, os prazos de entrega e efetuar verificações de disponibilidade dos tipos de encomenda para o CEP destino de pedidos ou notas. O cálculo pode ser executado para registros de expedição com situação "Pendente" e sem forma de frete definida.

  1. Selecione um ou mais pedidos ou notas → Ações → Calcular preços e prazos.

  2. Na tela a seguir será visualizado as opções disponíveis.

    O botão Marcar as formas de envio mais baratas automaticamente seleciona as opções de menor valor para o envio, porém nada impede que sejam selecionadas manualmente as opções desejadas. Ao optar por Salvar alterações , os tipos de frete serão definidos para estes registros da expedição.

    Atenção!

    Ressaltando que, quando é exibido o Marcador vermelho , refere-se a verificação do tipo encomenda com o CEP origem e destino, ou seja, o sistema dos Correios informa que este tipo de encomenda não está disponível.

Imprimir aviso de recebimento - AR

  1. O Aviso de Recebimento (AR), é um formulário padrão dos Correios que tem a finalidade de comprovar junto ao remetente, a entrega do objeto. A impressão do AR no Tiny está disponível em:

    Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios e clique sobre a Expedição que desejar.

  2. Clique no Menu de contexto ao lado da venda → Imprimir AR.

Atenção!

Ressaltamos que, para obter o Aviso de Recebimento , o código de rastreamento precisa estar informado na nota fiscal.

Suspensão de entrega dos Correios

Observação:

Para a suspensão de entrega poder ser feita pelo Tiny, a Nota Fiscal precisa estar na situação Emitida DANFE.
  1. Está disponível para Pedidos de Venda e Notas Fiscais com a forma de envio Correios , em expedições Concluídas e que ainda não receberam a situação Entregue no Tiny. Através da integração com os Correios , será cancelada a entrega da mercadoria e a mesma retornará ao remetente.

    Localize a expedição gerada, acessando Menu → Vendas → Expedição → Concluídas → Correios e clique sobre a Expedição.

  2. Agora, acesse o Menu de contexto ao lado número de identificação e clique em Suspender entrega nos correios.

Imprimir declaração de conteúdo Correios

Ao incluir uma expedição, é possível imprimir a declaração de conteúdo. Para isso, acesse o menu de contexto ao lado da identificação da venda e após isso, clique em Imprimir declaração de conteúdo.

Além disso, após Salvar a expedição também existe a opção de gerar a impressão da declaração de conteúdo de todos os objetos presentes na expedição.

Para isso, acesse o Menu de contexto ao lado do botão Editar e clique em Imprimir declaração de conteúdo.

Logística Reversa Correios

  1. Acesse Menu → Vendas → Expedição → Correios → Aba Concluídas.

  2. Agora, clique sobre a Expedição desejada.

  3. Com a PLP aberta , clique no Menu de contexto ao lado da identificação do objeto da expedição e acesse a opção Solicitar código de logística reversa.

  4. A seguir, selecione a Código do serviço da logística reserva. Caso seja preciso alterar o valor declaro acesse o campo Valor declarado.

    Abaixo na opção Enviar e-mail com o código de logística reversa retornado pelos correios ao marcá-la será enviado ao cliente o e-mail com os dados da logística reversa. Ao final, clique em Solicitar.

  5. Após realizar a solicitação, será exibido o aviso com o Código da logística reversa.

  6. Após Gerar o código da logística reversa , o objeto dentro da expedição será identificado com um marcador.

Marcar pedidos como entregues

Ao marcar pedidos como entregue, se os mesmos tem como origem o e-commerce será atualizado como entregue na plataforma e posteriormente, o pedido de venda no Tiny também será marcado como entregue.

Caso a expedição tenha sido originada de um pedido de venda no Tiny, o mesmo será marcado como entregue.

Para isso, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado da expedição gerada → Marcar pedido como entregue.

Marcar pedidos como enviados no Tiny

  1. Atenção!

    Ressaltamos que, as vendas com situação Entregue no Tiny não poderão ser atualizadas para o status Enviado.
  2. Ao marcar o pedido como enviado no Tiny, a situação das vendas será automaticamente atualizada para Enviado.

    Para marcar o pedido individualmente como enviado, acesse Vendas → Expedição → Visão por pedidos → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição e clique em Marcar pedido como enviado no Tiny.

    Também, pode-se marcar todos os pedidos presentes na expedição como Enviados no Tiny. Para isso, selecione a visão da expedição para Agrupamentos → Acesse o menu de contexto ao lado do número da expedição e clique em Marcar pedidos como enviados no Tiny.

Imprimir ordem de coleta

A impressão da ordem de coleta no módulo de expedição pode ser realizada para as expedições com a forma de envio Transportadora ou demais integradores como: Americanas Entregas, Magalu Entregas, Olist e outros mais.

Para realizar a impressão, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio. Agora, Localize a expedição que deseja imprimir a coleta, acesse no Menu de contexto e clique em Imprimir coleta.

Impressão da DANFE em lote

  1. A impressão da DANFE em lote na expedição, poderá ser realizada tanto na visão por Agrupamentos ou Pedidos.

    Para realizar a impressão por Agrupamentos , acesse Vendas → Expedição → Visão por agrupamentos → Aba Concluídas → Selecione a expedição gerada e clique em Imprimir DANFEs.

  2. Na visão por Pedidos , acesse a aba Concluídas → Marque os pedidos → Mais ações → Clique em Imprimir DANFEs.

Como utilizar o relatório da expedição

  1. Acesse Menu → Vendas → Relatórios → Aba Expedição → Relatório de expedição.

  2. Agora, para gerar o relatório, selecione a Forma de envio entre as opções: Correios, Transportadora ou Mercado Envios.

  3. Em Exibir opções avançadas , apresentam-se mais duas opções de filtros: Cliente e Código de Rastreamento.

  4. Ao Gerar relatório , apresenta o detalhamento de cada venda expedida, sendo possível realizar a Impressão e Download do relatório.

Observação:

Opcionalmente, na nota ou pedido você já poderá informar a forma de envio, na seção "Transportador/Volumes", que poderá ser Correios ou Transportadora. Se não for informado no momento da nota ou pedido, aparecerão na inclusão da "Expedição" quando a opção Incluir pedidos e notas sem forma de envio estiver marcada.

Configurações

Como configurar a expedição

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição.

  2. Na seção Expedição , é possível gerenciar o envio das vendas a serem expedidas.

    Envio para a expedição Escolha de qual maneira será realizado o envio das vendas para a expedição.
    Valor declarado ao enviar para a expedição Ao selecionar a opção Sem valor declarado poderá informar o valor declarado diretamente na expedição. Se escolher a opção Valor declarado informado na venda e, se não preenchido, total dos produtos o valor declarado será o valor informado na venda através da cotação de fretes e se não preenchido, será a soma do valor total dos produtos da sua venda.
    Imprimir valor declarado nas etiquetas Opção referente as etiquetas dos Correios , ao Habilitar essa opção será exibido o valor declarado na impressão da etiqueta.
    Mostrar valores das mercadorias Ao Habilitar essa opção, será exibido os valores das mercadorias na expedição.
    Enviar código de rastreio ao concluir a expedição Ao Habilitar essa opção, sempre que concluir uma expedição, o código de rastreio dos objetos presentes serão enviados automaticamente aos clientes e a situação dos pedidos será atualizada para situação Enviado. Caso não queria utilizar essa automação, é necessário Desabilitar essa opção.
  3. Em Envio do código de rastreio , pode-se configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.

    Assunto padrão Ao enviar o código de rastreamento por email, pode-se configurar o nome do assunto que será apresentado.
    Mensagem padrão Além de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com os códigos de rastreio.
  4. Em Envio de e-mail de entrega , pode-se configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.

    Assunto padrão Ao enviar o e-mail com com o avisao da entrega do produto, pode-se configurar o assunto que será apresentado.
    Mensagem padrão Além de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com os dados da entrega.
  5. Envio do XML para transportadora , também é possível configurar o assunto e mensagem que são enviados por e-mail.

    Assunto padrão Ao enviar o XML por email para a transportadora, pode-se configurar o nome do assunto que será apresentado.
    Mensagem padrão Além de configurar o assunto do email, pode-se configurar uma mensagem padrão que será enviada junto com o XML.

Configurar envio do código de rastreio por e-mail

  1. Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações da expedição.

  2. Na seção Envio do código de rastreio é possível configurar o assunto padrão e a mensagem de envio do código de rastreio por e-mail.

    No campo Assunto padrão informe o assunto padrão do envio do e-mail. Abaixo, em Mensagem padrão insira a mensagem que será exibida no corpo do e-mail.

    Além disso, ao clicar em Exibir variáveis disponíveis são listadas as variáveis que são possíveis de utilizar para completar as informações do e-mail.

  3. Ao final, Salve as configurações realizadas.

Configurar formas de envio

As instruções configurar as formas de envio em sua conta, encontram-se na ajuda Formas de Envio.

Como configurar integração com a Intelipost

As instruções para utilizar o serviço de cotação da Intelipost, encontram-se na ajuda Integrar com a Intelipost.

Etiquetas

Configurar etiquetas dos correios (impressão por página)

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.

  2. Na opção Etiqueta padrão para correios , será possível realizar as configurações do Modo de impressão selecionando entre as opções Página ou Bobina oficial.

    Modelo de etiqueta por impressão, pode ser selecionado entre 4 por página ou 2 por página.

    Caso queira que o nome impresso na etiqueta, seja o nome fantasia informado no cadastro do contato, selecione a opção Sim no campo Utilizar nome fantasia.

  3. Abaixo, segue os exemplos de impressões:

    • 4 por página (Correios oficial)

     

    Configurar Etiquetas

    • 4 por página

     

    Configurar Etiquetas

    • 2 por página

     

    Configurar Etiquetas

    • 4 por página (compatibilidade)

     

    Configurar Etiquetas

    Observação:

    Este modelo de impressão, é mais simplificado sem o logotipo da empresa na impressão e informações adicionais.

Configurar etiquetas dos correios (impressão por bobina)

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.

  2. Na opção Etiqueta padrão para correios , ao selecionar o modo de impressão como Bobina oficial a única configuração possível é a opção de exibir o Nome Fantasia na etiqueta.

    Observação:

    O modelo de impressão Bobina (compatibilidade), é mais simplificado sem o logotipo da empresa na impressão e informações adicionais.
  3. Abaixo, segue o exemplo de impressão:

    • Retrato

     

    Configurar Etiquetas

Etiquetas dos correios (impressão térmica ZPL)

Configuração
  1. A impressão no formato ZPL disponibilizada pelo Tiny tem como objetivo facilitar e agilizar a impressão de etiquetas em impressoras térmicas.

    Para ter acesso a essa funcionalidade, é necessário que realize a abertura de um chamado no Tiny solicitando que o módulo Etiquetas Impressão Térmica seja liberado em sua conta.

  2. Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.

  3. Na opção Etiqueta padrão para correios , no campo Modo de impressão selecione a opção Impressora térmica ZPL. Abaixo, selecione Sim ou Não no campo Utilizar nome fantasia na impressão das etiquetas.

    Após isso, clique em Salvar.

Logo alternativo para impressão ZPL

O logo alternativo para impressão ZPL significa adicionar a versão preto e branco do logo de sua empresa. Assim, na impressão da etiqueta em ZPL obterá melhor qualidade de impressão.

Abaixo, seguem os passos para adicionar o logo alternativo para impressão ZPL:

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.

  2. Na aba geral, clique no botão Procurar arquivo para adicionar a versão preto e branco do seu logo.

  3. Agora, basta clicar em Salvar

Impressão do arquivo ZPL no Windows
  1. O primeiro modo de impressão a ser explicado é via Zebra setup utilities. Acessando em Zebra setup é possível realizar o download do utilitário.

  2. Agora, no Tiny quando for realizar a impressão da etiqueta, siga os passos conforme o gif abaixo:

    ZPL

    Observação:

    Lembramos que a impressão das etiquetas dos correios podem se realizadas diretamente pela Expedição, Pedidos de Venda ou Notas Fiscais.
  3. Outra maneira de realizar a impressão do arquivo txt gerado é através da linha de comando.

    Ex:copy caminho\da\label\nome-da-label.txt \\nome-do-host\share-name-da-impressora.

    Confira os passos para imprimir o aquivo txt pela linha de comando, no gif abaixo:

    impressao-zpl-comando.gif?v=1641991811

Realizar a configuração das etiquetas para transportadora (impressão por página)

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.

  2. Na opção Etiqueta padrão para transportadora , será possível realizar as seguintes configurações:

    Modo de impressão Defina o modo de impressão como Página.
    Layout da etiqueta Selecione o modelo de etiqueta que será considerado no momento da impressão, sendo eles: 4 por página , 2 por página ou 4 por página (compatibilidade).
    Código de barras O código de barras pode ser impresso na etiqueta tendo como referência Com base no CEP , Conforme forma de envio ou é possível optar por não imprimir na etiqueta através da opção Não imprimir.
    Informações em destaque Defina qual informação deseja destacar na etiqueta, sendo elas: Número do documento e Peso e Volumes.
    Utilizar nome fantasia Caso queria utilizar o Nome fantasia do cliente na impressão da etiqueta, selecione a opção Sim.

    Observação:

    Referente ao campo Código de barras ao selecionar a opção Conforme forma de envio , será possível definir a forma de geração do código de barras na configuração da forma de envio.
  3. Abaixo, segue os exemplos de impressões:

    • 2 por página

     

    Configurar Etiquetas

    • 4 por página

     

    Configurar Etiquetas

    • 4 por página (compatibilidade)

     

    Configurar Etiquetas

    Observação:

    Este modelo de impressão, é mais simplificado sem informações adicionais.

Se você desejar utilizar o novo formato de etiquetas de transportadoras, acesse a nossa ajuda Utilizar novo layout de etiquetas para transportadoras.

Realizar a configuração das etiquetas para transportadora (impressão por bobina)

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Geral → Configurações das Etiquetas.

  2. Na opção Etiqueta padrão para transportadora , será possível realizar as seguintes configurações:

    Modo de impressão Defina o modo de impressão como Bobina.
    Orientação Selecione a orientação da etiqueta no momento da impressão, entre as opções: Retrato ou Paisagem.
    Layout da etiqueta Selecione o modelo de etiqueta que será considerado no momento da impressão, sendo eles: 4 por página , 2 por página ou 4 por página (compatibilidade).
    Incluir modelo Caso tenha a necessidade de incluir um modelo de etiqueta personalizado, clique em Incluir modelo.
    Código de barras O código de barras pode ser impresso na etiqueta tendo como referência Com base no CEP , Conforme forma de envio ou é possível optar por não imprimir na etiqueta através da opção Não imprimir.
    Informações em destaque Defina qual informação deseja destacar na etiqueta, sendo elas: Número do documento e Peso e Volumes.
    Utilizar nome fantasia Caso queria utilizar o Nome fantasia do cliente na impressão da etiqueta, selecione a opção Sim.

    Observações:

    • Referente ao campo Código de barras ao selecionar a opção Conforme forma de envio , será possível definir a forma de geração do código de barras na configuração da forma de envio.
    • O modelo de impressão Bobina (compatibilidade), é mais simplificado sem informações adicionais.

Se você desejar utilizar o novo formato de etiquetas de transportadoras, acesse a nossa ajuda Utilizar novo layout de etiquetas para transportadoras.

  1. Abaixo, segue os exemplos de impressões:

    • Retrato

     

    Configurar Etiquetas

    • Paisagem

     

    Configurar Etiquetas

Envios

Envio de dados da chave de acesso para o e-commerce

A funcionalidade do envio de dados da chave de acesso para o e-commerce, está disponível para as seguintes integrações:

Enviar os pedidos ou notas para expedição

  1. Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Naturezas de operação → Acesse a natureza que desejar. Agora, na seção Configurações avançadas , Edite as naturezas de operação que você queira que automaticamente sejam expedidas, escolhendo Sim no campo Enviar para expedição.

  2. Se você estiver emitindo uma Nota fiscal ou cadastrando um Pedido de venda e a natureza de operação não está configurada, certifique-se que o campo Enviar para expedição esteja marcado como Sim.

Observação:

Opcionalmente, na nota ou pedido você já poderá informar a forma de envio, na seção Transportador/Volumes , que poderá ser Correios ou Transportadora Se não for informado no momento da nota ou pedido, aparecerão na inclusão da Expedição quando a opção Incluir pedidos e notas sem forma de envio estiver marcada.

Enviar/acompanhar código de rastreio Correios

Acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Correios → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar códigos de rastreio por e-mail.

Enviar/acompanhar código de rastreio Transportadora

Para enviar o código de rastreio da transportadora, acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Transportadora → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar códigos de rastreio por e-mail.

Observação:

É possível preencher apenas o campo URL de rastreio quando se tratar de vendas expedidas através de transportadoras. No corpo do e-mail enviado ao cliente será incluída a URL.

Enviar XML para Transportadora

Acesse Menu → Vendas → Expedição → Selecione a forma de envio Transportadora → Aba Concluídas → Clique no menu de contexto ao lado do número da expedição → Enviar XML das notas para Transportadora.

 

 

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