Melhor Envio - Indenização por roubos e extravios

Indenizações por roubos e extravios são pagas de acordo com a política de cada uma das transportadoras.

 

Veja abaixo as especificidades de cada uma delas:

 

???? Indenização roubo, furto ou extravio com a Azul Cargo Express

Para casos de sinistro com a Azul Cargo Express há pagamento de indenização.

 

Extravio – solicitação de acareação, ou da própria indenização, em até 30 dias após entrega.

 

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente utilize o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o ocorrido. Para isso, ele deverá:

 

  1. Clicar em "Ajuda" na barra lateral esquerda do painel de controle,

  2. Clicar em "Envios",

  3. Clicar em "Envio postado",

  4. Clicar em "Envio não entregue",

  5. Clicar em "Roubo/extravio",

  6. Preencher as informações solicitadas sobre a remessa e em seguida clicar em "Enviar'.

O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

 

O pagamento de indenizações é feito pela Azul Cargo Express em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

 

???? Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

 

Em casos de cargas parcialmente extraviadas, o remetente deve entrar em contato com nosso time de atendimento em até 30 dias após a entrega incompleta ter sido feita. Nós intermediaremos a ocorrência.

 

 

???? Indenização de roubo, furto ou extravio com a Buslog

Para casos de sinistro com a Buslog há pagamento de indenização.

 

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente utilize o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o ocorrido. Para isso, ele deverá:

 

  1. Clicar em "Ajuda" na barra lateral esquerda do painel de controle,

  2. Clicar em "Envios",

  3. Clicar em "Envio postado",

  4. Clicar em "Envio não entregue",

  5. Clicar em "Roubo/extravio",

  6. Preencher as informações solicitadas sobre a remessa e em seguida clicar em "Enviar'.

O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

 

O pagamento de indenizações é feito pela Buslog em torno de 45 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

 

???? Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

 

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

 

 

???? Indenização de roubo, furto ou extravio com os Correios

Para casos de sinistro com os Correios há pagamento de indenização.

 

  • Roubo/Furto

Os Correios consideram a possibilidade de roubo de um objeto apenas se ele receber o status “Objeto roubado dos Correios” no rastreamento.

 

Nas modalidades SEDEX, PAC e Grandes Formatos, a transportadora conta com os seguintes prazos para apresentar novas movimentações de rastreamento:

 

  • SEDEX/SEDEX Grandes Formatos: 7 dias corridos a contar da sinalização do roubo no rastreamento.

  • PAC/PAC Grandes Formatos: 10 dias corridos a contar da sinalização do roubo no rastreamento.

 

Se o objeto não tem novas movimentações dentro deste prazo, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.

 

Após a resposta ao PI, o rastreamento é atualizado com a informação “Solicitação de suspensão de entrega recebida”. Isso marca o início das buscas pela carga.

 

 

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O prazo total das buscas é de 30 dias corridos a contar da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

 

Você deve acompanhar o rastreamento durante as buscas pois haverão atualizações caso o objeto seja localizado.

 

Se a carga for localizada durante as buscas, ela será devolvida a você. Ao receber o objeto, você deverá reportar o recebimento através do nosso Fluxo de Autoatendimento. Para isso:

 

  1. Clique em “Ajuda”,

     

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  2. Selecione a opção “Envios”,

  3. Clique em “Envio postado”,

  4. Clique em “Envio não entregue”,

  5. Clique em “Roubo/extravio”,

  6. Preencha as informações solicitadas e informe o recebimento do objeto no campo “Informações adicionais”,

  7. Clique em “Enviar”.

 

???? Ao reportar o recebimento do objeto, você receberá a indenização referente ao valor pago no frete do envio. A indenização é repassada na forma de saldo na sua Melhor Carteira.

 

Caso o pacote não seja encontrado após o período de buscas, ele é confirmado como sinistro e o processo de indenização será iniciado pela transportadora. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

 

O roubo leva 30 dias para ser confirmado após as buscas. Já o pagamento da indenização por parte dos Correios é de até 45 dias após a confirmação.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

 

  • Extravio

Os Correios consideram a possibilidade de extravio de um objeto apenas se ele estiver em atraso.

 

Nas modalidades SEDEX, PAC e Grandes Formatos, a transportadora conta com os seguintes prazos para apresentar novas movimentações de rastreamento:

 

  • SEDEX/SEDEX Grandes Formatos: 7 dias corridos a contar do 1º dia de atraso do objeto ou da data da última movimentação de rastreamento.

  • PAC/PAC Grandes Formatos: 10 dias corridos a contar do 1º dia de atraso do objeto ou da data da última movimentação de rastreamento.

 

Se o objeto não tem novas movimentações dentro deste prazo, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.

 

Após a resposta ao PI, o rastreamento é atualizado com a informação “Solicitação de suspensão de entrega recebida”. Isso marca o início das buscas pela carga.

 

 

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O prazo total das buscas é de 30 dias corridos a contar da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

 

Você deve acompanhar o rastreamento durante as buscas pois haverão atualizações caso o objeto seja localizado.

 

Se a carga for localizada durante as buscas, ela será devolvida a você. Ao receber o objeto, você deverá reportar o recebimento através do nosso Fluxo de Autoatendimento. Para isso:

 

  1. Clique em “Ajuda”,

     

    vDqfHQuoWpOKqUnxDEO871P8pYnPreG8g9r_tJDPeSjkZE4_09BaX9zemQRzsY7dy1k9pLVwMdtd4jDP_If3uUOEH8pOfzQyz_SQ9lXg7LubEX-0k_aw-bdxm1cWI147z4HwXZP70ijl31Mlog

     

  2. Selecione a opção “Envios”,

  3. Clique em “Envio postado”,

  4. Clique em “Envio não entregue”,

  5. Clique em “Roubo/extravio”,

  6. Preencha as informações solicitadas e informe o recebimento do objeto no campo “Informações adicionais”,

  7. Clique em “Enviar”.

 

???? Ao reportar o recebimento do objeto, você receberá a indenização referente ao valor pago no frete do envio. A indenização é repassada na forma de saldo na sua Melhor Carteira.

 

Caso o pacote não seja encontrado após o período de buscas, ele é confirmado como extravio e o processo de indenização será iniciado pela transportadora. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

 

O extravio leva 30 dias para ser confirmado após as buscas. Já o pagamento da indenização por parte dos Correios é de até 45 dias após a confirmação.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

 

????Importante:

A modalidade Mini Envios possui um formato diferente de indenização.

 

Para essa modalidade, o período de buscas não é iniciado automaticamente. Assim, sempre que o envio entrar em atraso ou tiver o status de rastreamento atualizado com a informação de roubo ou extravio, é necessário abrir um PI (Pedido de Informação) para provocar um posicionamento dos Correios.

 

Diante de suspeita de extravio ou roubo o status de rastreamento será atualizado com as informações correspondentes ao sinistro, assim como ocorre nas outras modalidades. O prazo de 30 dias corridos de buscas é contado a partir da data de sinalização da suspensão de entrega no rastreamento.

 

Se o objeto for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve utilizar o nosso Fluxo de Autoatendimento para notificar o recebimento da carga. Para isso, deverá:

  1. Clicar em “Ajuda”,

     

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  2. Selecionar a opção “Envios”,

  3. Clicar em “Envio postado”,

  4. Clicar em “Envio não entregue”,

  5. Clicar em “Roubo/extravio”,

  6. Preencher as informações solicitadas e informar o recebimento do objeto no campo “Informações adicionais”,

  7. Clicar em “Enviar”.

Se o objeto não for localizado dentro do prazo estipulado, o remetente será ressarcido do frete e receberá também a indenização correspondente ao valor segurado.

 

???? Indenização de roubo, furto ou extravio com a Jadlog

Para casos de sinistro com a Jadlog há pagamento de indenização.

 

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente utilize o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o ocorrido. Para isso, ele deverá:

 

  1. Clicar em "Ajuda" na barra lateral esquerda do painel de controle,

  2. Clicar em "Envios",

  3. Clicar em "Envio postado",

  4. Clicar em "Envio não entregue",

  5. Clicar em "Roubo/extravio",

  6. Preencher as informações solicitadas sobre a remessa e em seguida clicar em "Enviar'.

O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

 

O pagamento de indenizações é feito pela Jadlog entre 90 e 120 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

???? Importante: Cargas enviados com declaração de conteúdo possuem teto de indenização de no máximo R$ 1.000,00. Maiores detalhes podem ser conferidos no artigo ???? Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog?.

 

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

 

 

???? Indenização de roubo, furto ou extravio com a LATAM Cargo

Para casos de sinistro com a LATAM Cargo há pagamento de indenização.

 

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente utilize o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o ocorrido. Para isso, ele deverá:

 

  1. Clicar em "Ajuda" na barra lateral esquerda do painel de controle,

  2. Clicar em "Envios",

  3. Clicar em "Envio postado",

  4. Clicar em "Envio não entregue",

  5. Clicar em "Roubo/extravio",

  6. Preencher as informações solicitadas sobre a remessa e em seguida clicar em "Enviar'.

O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

 

O pagamento de indenizações é feito pela LATAM Cargo em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

???? Importante:

 

Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

 

Cargas enviados com declaração de conteúdo possuem teto de indenização de no máximo R$ 1.000,00.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

 

 

???? Indenização de roubo, furto ou extravio com a Via Brasil

Para casos de sinistro com a Via Brasil há pagamento de indenização.

 

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente utilize o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o ocorrido. Para isso, ele deverá:

 

  1. Clicar em "Ajuda" na barra lateral esquerda do painel de controle,

  2. Clicar em "Envios",

  3. Clicar em "Envio postado",

  4. Clicar em "Envio não entregue",

  5. Clicar em "Roubo/extravio",

  6. Preencher as informações solicitadas sobre a remessa e em seguida clicar em "Enviar'.

O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

 

O pagamento de indenizações é feito pela Via Brasil em torno de 25 dias úteis. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

 

 

Maiores detalhes

Entenda melhor o os procedimentos relacionados a sinistros na matéria do nosso blog ???? Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? ou no vídeo ????Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.