Tiny - Módulo Logístico - Melhor Envio

O Melhor Envio é um gateway logístico que disponibiliza o serviço de cotação de fretes com os Correios e outras transportadoras. Além disso, possibilita a geração de etiquetas e códigos de rastreio.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
  • Extensão Melhor Envio instalada

Fluxo de integração

 

Fluxo

Como funciona a integração do Tiny com o Melhor Envio

Passo a passo

Instalar extensão Melhor Envio

  1. Inicie adicionando a extensão Melhor Envio em sua conta. Para isso acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.

  2. Na seção Vendas , adicione a extensão Melhor Envio.

  3. Agora, clique em Instalar e Confirme a instalação da extensão.

Configurar integração com o Melhor Envio

  1. Para iniciar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Gateways Logísticos.

  2. Agora, clique em Incluir gateway logístico.

    Observação:

    É possível utilizar mais de uma conta com o Melhor Envio a partir do Tiny.
  3. A seguir, no campo Tipo será automaticamente preenchido com o tipo Melhor Envio. Ao lado, no campo Descrição preencha a descrição do gateway que será exibida no Tiny.

  4. Na seção Configurações de autenticação é necessário que realize o login na sua conta no Melhor Envio. Para isso, clique em Efetuar login.

    Informe os seus dados de acesso no Melhor Envio.

  5. Abaixo, na seção Configurações adicionais defina se na impressão das etiquetas será impresso a Razão social ou o nome Fantasia.

  6. Agora, Selecione as formas de frete que utilizará nesta integração. Para remover um serviço que não deseja utilizar, clique no botão.

    Em seguida, escolha as formas de envio desejadas e clique em Salvar. Com a integração concluída, será cadastrada em sua conta uma forma de envio para cada serviço selecionado.

    Observação:

    Para visualizar as formas de envio cadastradas, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio.

Cadastrar venda no Tiny

  1. Para incluir a venda no Tiny, acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda e clique em Incluir pedido.

  2. A seguir, preencha os Dados do pedido e Adicione os itens dessa venda.

  3. Com os dados da venda preenchidos, clique em Salvar.

Cotação de fretes nos pedidos de venda

Observações:

1 - Para conseguir fazer cotação de fretes no Tiny, é necessário que faça a instalação da extensão Cotação de Fretes, em Menu → Início → Extensões do Tiny → Buscando por: Cotação de Fretes.
2 - Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
  1. A cotação de frete é realizada através dos pedidos de venda. Para isso, Selecione as vendas e clique em Cotar fretes.

  2. A seguir, são listados os pedidos selecionados e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

    Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

    Observação:

    O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
  3. Agora, para cada venda são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio dos seus pedidos.

    Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas , assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço. Se o campo Atualizar o valor de frete pago pelo cliente estiver marcado, será atribuído o valor cotado no campo Frete pago pelo cliente , dentro do Pedido de venda.

    Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Cotação de fretes nas notas fiscais

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.

A cotação de fretes através da nota fiscal somente é possível através do módulo Expedição. Para conseguir fazer a cotação, envie a nota fiscal para a expedição e inclua-a em uma expedição. Dentro da expedição, onde através do menu Mais ações , dentro da expedição, terá a opção de calcular preços e prazos.

Observação:

A cotação de fretes é realizada com as formas de frete vinculadas ao serviço dos Correios, Frenet, Jadlog, Melhor Envio e Frete Rápido.

Cotação de fretes nas propostas comerciais

Observação:

Lembramos que, para utilizar a cotação de fretes é necessário ter configurado as formas de envio em sua conta.
  1. A cotação de frete é realizada através dos propostas comerciais. Para isso, Selecione as propostas e clique em Cotar fretes.

  2. A seguir, são listados as propostas selecionadoas e os dados de embalagem dos produtos. São carregadas as informações do cadastro do produto na seção Dimensões e peso.

    Caso os produtos não possuam os campos citados acima preenchidos, você deve preencher manualmente os dados de embalagem, altura e peso para poder realizar a cotação. Após isso, clique em Calcular.

    Observação:

    O valor que será atribuído ao campo Valor declarado precisa ser configurado em Menu → Configurações → Aba Vendas → Expedição e Logística → Configurações da Expedição. Mais informações sobre a configuração do valor declarado, acesse a ajuda Como configurar a expedição.
  3. Agora, para cada proposta são listadas as Formas de envio e as Formas de frete com seus devidos Preços e Prazos. Selecione as formas que melhor se adaptam ao envio.

    Outra opção é clicar em Marcar as formas de envio mais baratas , assim são selecionadas as opções de envio com o menor preço.

    Após concluir o processo de cotação de fretes, clique em Salvar.

Incluir expedição com envio para o Melhor Envio

  1. Primeiramente, no módulo de Pedidos de venda é necessário Selecionar as vendas que deseja enviar para expedição e acessar o menu Mais ações e clicar em Enviar para expedição.

  2. Agora, para incluir uma expedição acesse Menu → Vendas → Expedição → Incluir expedição.

  3. A seguir, adicione os objetos na expedição. Selecione a forma de envio → Marque os objetos e clique em Salvar.

    Observação:

    Algumas transportadoras solicitam a informação do valor declarado para os agrupamentos que serão enviados. Para fazer isso, acesse o objeto presente na expedição e clique em Editar , no campo Possui valor declarado selecione a opção Sim. Feito isso, será possível definir o valor no campo Valor declarado.

Enviar pedidos e imprimir etiquetas Melhor Envio

  1. Os pedidos são enviados para o Melhor Envio quando a expedição é concluída. Para isso, clique em Concluir expedição.

    Observação:

    Somente é possível enviar pedidos com mais de um volume caso os mesmos possuam as mesmas dimensões.
  2. Com os pedidos recebidos com sucesso no Melhor Envio , a situação da expedição é alterada para Concluída e os dados de rastreamento (código e url) são salvos no objeto.

    Para imprimir todas as etiquetas da logística presentes na expedição, clique em Imprimir etiquetas do gateway logístico.

    Se precisar imprimir a etiqueta de forma individual, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Imprimir etiquetas do gateway logístico.

    A impressão das etiquetas dos pedidos será realizada, mesmo que não haja vínculo com alguma nota fiscal autorizada no SEFAZ.

    Observações:

    • Se o usuário que realizou a integração da loja com o Melhor Envio tenha crédito na sua Melhor Carteira , será realizada a geração da etiqueta e o pagamento se dará automaticamente com os créditos da carteira.
    • Caso Não tenha crédito na sua Melhor Carteira , o sistema informa que não foi possível continuar por falta de crédito, mas as etiquetas ficarão presentes no carrinho dentro da plataforma Melhor Envio , possibilitando o vendedor de continuar o processo e Pagar diretamente na plataforma.
    • A quantidade de etiquetas impressas será com base na quantidade de volumes inseridos no objeto através do agrupamento da Expedição.
  3. O objeto enviado ao Melhor Envio é Identificado com um marcador.

Consultar código de rastreio

Observação:

Para as transportadoras, Total Express e Azul Cargo Express não é retornado código de rastreio. Apenas a URL de rastreamento.
  1. O código de rastreio pode ser consultado através das vendas, acessando acesse Menu → Vendas → Pedidos de venda → Localize a venda.

  2. Agora, clique sobre o Código de rastreio associado a venda. Assim, será direcionado para o link de rastreamento no Melhor Envios.

  3. A seguir, são exibidos os Dados de rastreamento do pedido.

Cancelar pedido na logística

  1. Havendo a necessidade de cancelar um pedido na logística, acesse o módulo Expedição e Clique sobre a expedição desejada.

  2. Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número de identificação do objeto e clique na opção Cancelar pedido no gateway logístico.

  3. Após Cancelar pedido no gateway logístico , o mesmo será cancelado no Melhor Envio , sendo assim removido o marcador de identificação.

    Observação:

    Após o cancelamento do pedido, os dados de rastreamento são automaticamente removidos do pedido e/ou nota fiscal.

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