Tiny - Módulo de Vendas - Devoluções de vendas

O módulo de Devoluções de Vendas facilita a operação de troca e devolução em vendas do e-commerce. Neste módulo é possível gerenciar todas as devoluções de venda da sua empresa. Emitir nota fiscal de devolução, lançar estoque e solicitar logística reversa. Além de utilizar diferentes formas de devolução do valor do produto como: Em dinheiro no dia, vale-troca e pagamento em crédito agendado.

Se sua venda foi realizada através do PDV, possuímos uma rotina específica para troca e devolução. Veja o artigo Devolução do PDV.

Pré-requisitos

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande

Adicionando a extensão Devoluções de vendas

Para iniciar o uso do módulo é necessário instalar a extensão Devoluções de vendas.

  1. Acesse a loja de extensões Menu → Início → Extensões do Tiny.

  2. Busque por Devoluções de vendas, no campo pesquisa.

  3. Clique em Instalar para confirmar a instalação da extensão.

Gerando uma devolução através de Pedidos de Venda

  1. Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Vendas.

  2. Localize a venda que deseja devolver e clique sobre o Menu de contexto (...) e depois, em Devolver produtos.

  3. Confira os Dados dos clientes e informe a Data da devolução.

  4. Em Itens para devolução, habilite a opção Devolução parcial somente se a devolução seja de apenas uma parte dos produtos vendidos. Neste caso, informe a quantidade de itens a ser devolvida.

  5. Selecione a Forma de devolução desejada conforme as opções abaixo:

    Sem pagamento Neste caso, não será gerado nenhum crédito ao cliente.
    Dinheiro Quando o crédito da devolução será entregue em dinheiro para o cliente. O valor referente à devolução será lançado automaticamente no Caixa.
    Vale-troca É gerado um vale-troca com um código único e aleatório e que poderá ser disponibilizado para o cliente realizar uma nova compra. Caso a venda tenha sido gerada através de sua loja virtual, você poderá cadastrar um voucher diretamente em sua plataforma, permitindo essa troca diretamente no e-commerce. Obs: caso o pedido seja criado como troca em sua plataforma, o código utilizado no processo não será importado automaticamente para a venda no Tiny.
    Contas a pagar Será gerada uma conta a pagar com o valor da devolução, para ser baixada em momento posterior.
  6. No campo Forma de envio (reversa), selecione a forma de devolução do produto, pessoalmente na loja ou se a logística reversa dos Correios será disponibilizada para essa devolução. Saiba mais através da ajuda Solicitar logística reversa.

  7. Caso seja necessário informar alguma observação para a devolução que está sendo realizada, preencha o campo Observações Internas.
  8. Salve a devolução. 

Gerenciando os vales-troca

Em Vendas → Devoluções de Venda → Gerenciar vales-troca estarão listados todos os vale-troca gerados por sua empresa. As ações disponíveis para cada vale-troca estão disponíveis no Menu de contexto (...). Para incluir manualmente um vale-troca, clique em incluir vale-troca.

Solicitar logística reversa

  1. Para utilizar essa rotina, é necessário configurar o usuário para logística reversa dos Correios em sua conta. Para isso, você poderá seguir os passos exibidos na ajuda Logística Reversa.
  2. Acesse Menu → Vendas → Devoluções de Venda.
  3. Selecione a devolução e clique no Menu de contexto (...) → Solicitar logística reversa.
  4. Verifique os dados do endereço do remetente e se necessário realizar algum ajuste, clique em Editar dados do remetente.
  5. Em Forma de envio (reversa), selecione a opção Correios e, no campo Forma de frete (reversa), selecione a forma de frete que será utilizada para tal.
  6. Caso deseje enviar o código da logística reversa para o remetente, marque a opção Enviar e-mail com o código de logística reversa. Também, se desejar, marque a opção Habilitar envio de SMS pelos correios.
  7. Clique em Solicitar

Acompanhar logística reversa

Para acompanhar o andamento da postagem do objeto, clique sobre o Menu de contexto (...) → Acompanhar logística reversa  na devolução desejada. Na janela que será aberta, será possível verificar o status da logística reversa.

Informações complementares

  1. Em Vendas → Pedidos de Venda e em Vendas → Notas fiscais pode ser verificado, através do marcador "devolvido", se existem devoluções para o pedido.  
  2. Em Vendas → Devoluções de Venda estarão listadas todas as devoluções da sua empresa.
  3. No momento em que a nota de devolução com origem no pedido de venda for autorizada no SEFAZ, automaticamente a devolução será enviada para o status de "finalizada".
  4. Ao finalizar a devolução, o estoque e as contas serão automaticamente lançados.

  5. Ao lançar as contas da devolução, o Tiny irá validar se a venda de origem foi gerada com algum vendedor vinculado. Caso positivo e tenha gerado comissão para ele, um lançamento de débito será criado a partir do controle de comissões para esse vendedor.

 

Promoção Especial novas contas Tiny ERP + Awake Agência Digital

30 dias grátis + 3 meses com 25% OFF em qualquer plano

 

 

Acesse: https://bit.ly/ParceiroTinyERP