Tiny - Módulo de Vendas - PDV
Através do módulo de PDV é possível gerar vendas rápidas, sem a necessidade de nenhum pré cadastro, seja de clientes ou produtos. As vendas incluídas a partir do módulo de PDV são incluídas como pedidos de venda, em Vendas → Pedidos de Venda.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
- Para que vendedores possam emitir NFC-e, sugerimos a utilização de certificados A1
Como funciona o PDV do Tiny ERP
Passo a passo
Adicionar a extensão PDV
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Para iniciar o uso do módulo de PDV, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Vendas , clique sobre a extensão PDV.
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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.
Abertura de caixa
Observação:
Você pode configurar sua conta para fazer controle de abertura e fechamento de caixa, bem como o compartilhamento de caixa entre usuários do Tiny, para os casos de operadores que trabalham no mesmo caixa, em horários diferentes. Para isso, acesse Configurações do PDV.Ao acessar o módulo de PDV, você pode fazer abertura do caixa. É o momento que você indica o início do trabalho do seu operador e também informa o o caixa inicial, que é o valor disponível para as operações de vendas no dia.
Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Abrir caixa (ctrl+enter).
Agora, no campo Valor disponível em caixa preencha com o valor inicial presente em seu caixa. Para imprimir um comprovante de abertura do seu caixa, marque a opção Imprimir comprovante de abertura de caixa.
Ao clicar no botão Abrir caixa (ctrl+enter) seu caixa será iniciado com o valor inserido e será impresso o comprovante de abertura.
Passos para incluir uma venda
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Para incluir sua venda no PDV, acesse Vendas → PDV.
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Na tela inicial você pode selecionar o Vendedor antes de gerar a venda.
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Agora inicie pesquisando pelo seu produto. Essa busca pode ser realizada pela Descrição, Código (SKU), GTIN ou utilizando o Leitor de código de barras.
Observação:
Na busca avançada (ctrl+b), é possível pesquisar o produto pelo código do fabricante ou também por palavras-chave na ordem da descrição do produto.Ao localizar o produto desejado, use o Enter como atalho em seu teclado para Confirmar a inclusão do produto na venda de forma rápida.
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Para adicionar mais itens, utilize o campo de Pesquisa do produto.
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Caso precise adicionar itens não cadastrados, clique em Mais ações → Adicionar item não cadastrado ou (ctrl+k).
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Com os produtos incluídos em sua venda, ao clicar sobre algum item você poderá Alterar a quantidade ou Aplicar desconto (ctrl+d) diretamente no produto ou até mesmo remover esse item da venda.
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Agora, clique em Finalizar (ctrl+enter) para continuar o processamento da venda.
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A seguir, são exibidas as Formas de pagamento para a venda. Clique sobre a forma de pagamento desejada e preencha os dados necessários. Além dos dados referentes ao pagamento, também é possível informar o valor de Desconto no total da venda e Frete se houver.
Observações:
- Caso você opte pela forma de pagamento PIX , haverá a opção de gerar qr code pix (enter). Ao clicar para gerar, um pop-up será aberto na lateral direita da sua tela com o QR Code, chave PIX e total da venda. Esta opção também estará disponível após a finalização da venda.
- Caso você opte pela forma de recebimento crediário, será obrigatório informar o cliente antes de finalizar a venda.
Atenção!
Para que a ferramenta PIX funcione corretamente no formato múltiplas, é necessário que a forma de recebimento PIX seja informada como primeira parcela. -
Caso queira informar um cliente cadastrado acesse o campo Cliente (ctrl+e) digite parte do nome do cliente e selecione. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD cadastrado. Caso queira informar um cliente que não está cadastrado em sua base, acesse o campo Cliente (ctrl+e) , clique em Adicionar cliente informe os dados e Salve.
Se você utiliza listas de preços diferenciadas por cliente, orientamos selecionar o cliente no início da venda.
Caso não selecione nenhum cliente em específico, será utilizado Consumidor final.
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Para preencher somente o CPF nas vendas definidas como Consumidor final , clique em Informar CPF.
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Com os dados da venda devidamente preenchidos, clique em Finalizar (ctrl+enter).
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Após finalizar a venda, escolha qual forma de impressão será realizada: Imprimir recibo (ctrl+1) , Imprimir NFC-e (ctrl+3) ou opte por Compartilhar (ctrl+2) podendo enviar o link de acesso da venda por E-mail e/ou via WhatsApp.
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Com a venda finalizada, escolha qual será o próximo passo entre Incluir outra venda (ctrl+enter) ou Tudo pronto (esc) para encerrar o processo de venda.
Fechamento de caixa
Ao encerrar as suas operações de vendas do dia, você deve fechar o caixa.
Para isso, dentro do módulo do PDV , acesse Mais ações e clique em Fechamento de caixa.
Agora, informe o valor total de vendas que ocorreram para cada forma de recebimento. Ao marcar a opção Imprimir comprovante de fechamento de caixa , após informar os valores e Fechar caixa (ctrl+enter) será impresso um comprovante do fechamento do seu caixa.
Receber Crediário no PDV
Atenção!
Esta funcionalidade estará disponível somente se em sua conta estiver habilitado o módulo de recebimento por cliente ou o usuário ter permissão de editar contas.Para habilitar o módulo de recebimento por cliente é necessário contatar o suporte.
- Para receber o pagamento de crediário no PDV acesse: Menu → Vendas → PDV → mais ações → receber crediário.
Observação:
Para que os vendedores tenham acesso ao recebimento de crediário, acesse Menu → Cadastro → Vendedores. Clique no vendedor desejado e após em editar. Na seção Módulos que podem ser acessados pelo vendedor, marque PDV e em seguida Recebimento de crediário no PDV. Salve as configurações. - Informe o cliente de quem irá receber o pagamento. A pesquisa pode ser realizada por Nome, CPF/CNPJ ou Nome fantasia do cliente. Em refinar busca, é possível pesquisar o cliente pelo número do telefone com DDD.
- Selecione as parcelas que serão pagas e clique em receber. Ou clique em baixa por valor para informar o valor total pago pelo cliente, assim o Tiny irá baixar as parcelas correspondentes ao valor recebido com as datas de vencimento mais próximas.
- Clique em Forma de recebimento e escolha a forma de pagamento do cliente. Se desejar identifique a categoria, o histórico e demais informações.
Observação:
A parcela paga será atualizada nas contas de acordo com a forma de recebimento escolhida e uma observação de que se refere ao crediário é adicionada. - Clique em receber.
- A tela impressão do recibo será exibida. Clique em imprimir recibo para imprimir ou salvar o recibo.
- Clique em Fechar para voltar à tela inicial do PDV.
Observação:
Os valores recebidos pelo crediário serão identificados nos relatórios de venda (PDV) e no recibo impresso com a operação de recebimento de crediário.Devoluções do PDV
Adicionar a extensão Devoluções de Vendas
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Para iniciar o uso do módulo de Devoluções de Vendas, é necessário instalar a extensão do mesmo. Para efetuar, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny.
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Na seção Vendas , clique sobre a extensão Devoluções de Vendas.
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Clique em Instalar e após Confirme a instalação.
Como gerar uma devolução
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Acesse Vendas → PDV → Mais Ações → Devolver produtos.
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Nesta tela pesquise pela venda que será devolvida. É possível pesquisar pelo pedido de venda, pela nota fiscal ou pelo produto. Após localizar a venda, clique em Selecionar.
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Se o cliente já estiver cadastrado apenas confira os Dados do cliente , caso a venda tenha sido feita como consumidor final, agora é necessário realizar o cadastro rápido do cliente para a emissão da NF-e de devolução.
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No campo Itens para devolução , apenas habilite a opção Devolução parcial caso a devolução seja de uma parte dos produtos vendidos, neste caso, informe a quantidade de itens a ser devolvida.
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Clique em Continuar.
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Agora, selecione a Forma de devolução desejada conforme as opções abaixo:
Sem pagamento Neste caso, não será gerado nenhum crédito ao cliente. Dinheiro Quando o crédito da devolução será entregue em dinheiro para o cliente. O valor referente à devolução será lançado automaticamente no Caixa. Vale-troca É gerado um vale-troca com um código único e aleatório que pode ser impresso e entregue ao cliente. O vale-troca poderá ser usado pelo cliente para efetuar uma nova compra. Contas a pagar Será gerada uma conta a pagar com o valor da devolução, para ser baixada em momento posterior. -
Na janela de resumo, confira todos os dados da devolução. Se desejar, você poderá alterar o depósito que será utilizado para o lançamento de estoque da devolução e, também, incluir observações internas.
Observação:
Por padrão, o depósito trazido será o mesmo utilizado na venda que está sendo devolvida. Essa informação é editável e você pode alterar no respectivo campo citado acima. -
Agora, basta imprimir a NF-e de devolução bem como o Vale-troca , caso tenha sido a forma de devolução escolhida.
Observação:
Será incluído o marcador “devolução” no pedido de venda e na NFC-e da venda de origem.
Como usar o vale-troca
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Acesse Vendas → PDV e inicie a sua venda.
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Após incluir os produtos e finalizar o pedido, abrirá uma nova tela. Assim, no campo Outras formas de recebimento escolha Vale Troca e clique em Continuar.
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Na tela Finalizar Venda , adicione o vale-troca digitando o Código do vale manualmente ou pelo Leitor de código de barras , se estiver com o vale-troca impresso e clique em adicionar. O vale-troca funciona como um desconto, podendo ser do valor total ou parcial da venda.
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Se o valor do vale-troca for menor que a venda, será necessário adicionar Condição de Pagamento e Gerar parcelas.
Observações:
- Caso o vale-troca não apareça para ser incluído, basta habilitar em Configurações → aba Finanças → Formas de recebimento.
- Sendo os vales-troca parte do pagamento das vendas, também serão considerados no fechamento de caixa.
Informações relacionadas
Configurações do PDV
Para realizar as configurações, acesse em Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações do PDV e defina as opções para os seguintes campos:
Composição do código de barras gerado na balança | Selecione como será realizada a composição do código de barras gerado pela balança, entre as opções: Por preço ou Por peso. |
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Lista de preço para o PDV | Selecione a lista de preços que será utilizada ao incluir uma venda no PDV. Saiba como configurar Listas de preços. |
Marcador padrão | Selecione um marcador padrão que será atribuído a todas as vendas realizadas no PDV. Este marcador será exibido ao acessar o módulo de Pedidos de venda. Caso, deseje cadastrar um novo marcador para utilizar nas vendas do PDV, acesse a ajuda Configurar marcadores nos pedidos de venda. |
Situação padrão para vendas finalizadas | Defina qual a situação será atribuída ao pedido de venda quando finalizar uma venda no PDV. |
Controlar abertura e fechamento de caixa | Para utilizar a abertura e fechamento de caixa no PDV, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione a opção Não. |
Permitir compartilhamento de caixa entre usuários | Ao trabalhar com abertura e fechamento de caixa, você pode configurar se haverá (Sim) ou Não o compartilhamento de caixa entre os usuários cadastros em sua conta no Tiny.Observação: Essa opção somente será habilitada caso você ative o parâmetro citado anteriormente. |
Depósito para lançamento de estoque | Selecione o Depósito padrão que será utilizado nas vendas realizadas a partir do PDV. |
Emitir automaticamente a NFCe ao finalizar uma venda no pdv | Habilite essa opção caso você deseje que as vendas concluídas pelo PDV tenham as suas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) lançadas e emitidas de forma automática ao finalizar a venda. |
Bloquear alteração de preço unitário do item | Habilite essa opção caso você deseje bloquear a alteração do preço de venda do item diretamente no PDV. |
Como definir vendedor obrigatório nas vendas no PDV
Você pode definir como obrigatório o preenchimento do campo Vendedor em suas vendas no PDV. Para isso, siga os passos abaixo:
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Acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.
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Agora, localize o campo Vendedor obrigatório e escolha uma das opções: Sim, apenas para pedidos e PDV ou Sim, para pedidos, PDV e propostas comerciais.
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Salve a configuração realizada.
Pronto! Agora ao finalizar uma venda no PDV , sempre será verificado se o campo Vendedor encontra-se preenchido.
Selecionar lista de preços para a venda
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Acesse Menu → Vendas → PDV e clique em Mais ações.
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Ao clicar em Selecionar lista de preços , selecione a lista de preço para a venda atual.
Observação:
Caso você já tenha informado itens na sua venda, os preços de venda serão atualizados conforme a lista selecionada.Adicionar novos itens na venda
No momento que estiver preenchendo os dados de pagamento ou do cliente dessa venda, se for necessário adicionar novos itens, acesse o menu Mais ações e clique em Voltar e incluir mais itens.
Após finalizar a venda, você pode clicar na seta ao lado do botão Salvar e selecionar Voltar e incluir mais itens (ctrl+backspace).
Busca avançada de produtos
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Diretamente do módulo de PDV, poderá buscar informações detalhadas de produtos. Para isso, na tela inicial do PDV, clique em Busca Avançada (ctrl+b).
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A seguir, no campo de Pesquisa localize o produto por sua Descrição, Código (SKU), Código do fabricante ou GTIN.
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Após, localizar o produto são exibidas as informações do mesmo. Para visualizar outros detalhes do produto clique em Detalhes. Assim, podendo visualizar informações como: Preço promocional , GTIN , Descrição complementar , Imagens , Categoria , Atributos e Marca.
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Com as informações encontradas sobre o produto opte por Adicionar o item (ctrl+enter) na venda ou clique em Voltar (esc) para voltar a tela inicial do PDV.
Imprimir última venda
Na tela inicial do PDV, ao clicar em Mais opções encontra-se a opção Imprimir última venda. Ao realizar essa ação, você pode imprimir a Última venda realizada ou a NFCe vinculada.
Como cancelar uma venda
Após adicionar um item na venda, havendo necessidade do cancelamento dessa venda, acesse o menu Ações e clique em Cancelar venda (ctrl+del).
Gerenciar as devoluções de venda
Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda é possível acompanhar todas as devoluções de venda da sua loja física.
Através dos ícones na coluna Integrações é possível identificar o pedido de venda e a nota fiscal do consumidor que originou a devolução, se o vale-troca foi lançado, e se o estoque da entrada da mercadoria também já foi lançado. Além disso, é possível checar a nota fiscal de devolução gerada. Caso alguma devolução tenha gerado contas a pagar, também é possível visualizar nesta tela.
Se deseja liberar o módulo de Devolução de Vendas do PDV aos seus vendedores, deverá acessar o menu Cadastros → Vendedores e editar o cadastro do seu vendedor desejado. Nos módulos que podem ser acessados pelo vendedor , marque a opção Devoluções de vendas na seção PDV e clique em Salvar.
Gerenciar os vales-troca
Acessando o menu Vendas → Devoluções de Venda , na opção Gerenciar vales-troca você pode gerenciar todos os vales gerados.
Nesta tela você visualiza todos os vales-troca na aba Todos , como também separados pelas abas em aberto e utilizado. Na coluna Integrações é possível identificar a devolução de venda onde o vale-troca foi gerado e o pedido de venda no qual foi utilizado.
Através do Menu de contexto do código do vale-troca, é possível Imprimir o vale-troca novamente, Marcar como utilizado ou Excluir o vale-troca. Você também poderá incluir um vale-troca manualmente nesta tela, através do botão incluir vale-troca.
Lançar reforço de caixa
O reforço de caixa representa a adição de um valor em dinheiro em seu caixa.
Para lançar em seu caixa um valor de reforço, acesse o módulo de PDV , em Mais ações e clique em Lançar reforço de caixa.
Agora, informe o valor de reforço no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo deste reforço em seu caixa.
Ao marcar a opção Imprimir comprovante de reforço de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl+enter) junto será impresso um comprovante do reforço realizado em seu caixa.
Lançar sangria de caixa
Atenção!
Se na abertura do caixa no PDV o saldo informado for zero ou o saldo em caixa for inferior ao valor que deseja realizar de sangria, essa ação não será permitida.A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro do caixa.
Para lançar em seu caixa um valor de sangria, acesse o módulo de PDV , em Mais ações e clique em Lançar sangria de caixa.
Agora, informe o valor da sangria no campo Valor. Abaixo, no campo Observação você pode relatar o motivo desta sangria.
Ao marcar a opção Imprimir comprovante de sangria de caixa quando finalizar esta ação, clicando em Lançar (ctrl+enter) junto será impresso um comprovante da sangria realizada em seu caixa.
Relatório controle de caixa
O relatório de controle de caixa tem o objetivo de acompanhar as aberturas e fechamentos de caixa de cada operador. Isso inclui as movimentações financeiras efetuadas, como vendas, reforços de caixa, sangrias e valores informados.
O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de controle de caixa.
Relatório de movimentações do PDV
O relatório de movimentações do PDV tem por objetivo detalhar todas movimentações realizadas no caixa. Assim, identificando o operador do caixa e apresentando os dados como data e hora, forma de recebimento, valores e tipo de operação.
O relatório está disponível em Vendas → Relatórios → Aba PDV → Relatório de movimentações do PDV.
Perguntas Frequentes
O PDV do Tiny emite cupom fiscal?
O Tiny emite cupons fiscais através do SAT para o estado de São Paulo. Para os demais estados, o Tiny emite apenas Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e) ou comprovantes não-fiscais (recibos).
Como ocorre o lançamento de contas e estoque no PDV?
O lançamento de estoque e contas é automático quando originado de uma venda do PDV.
Qual a diferença do Cupom Fiscal para a Nota Fiscal do Consumidor?
A emissão de cupom fiscal é realizada a partir de um emissor específico fiscal (ECF), enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é emitida e validada totalmente de forma eletrônica pelo Sefaz de cada Estado.
A NFC-e foi criada a fim de exibir e armazenar mais informações relacionadas às vendas, trazendo agilidade em processos de geração e validação das mesmas.
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