Tiny - Módulo Suprimentos - Reserva de estoque

O estoque reservado é o gerenciamento de todos produtos que estão em processo de venda pela loja, ou seja, todos os itens relacionados em pedidos do Tiny serão considerados no estoque reservado.

Uma vez que o lançamento do estoque for efetuado, os itens saem do estoque reservado e o lançamento de saída é considerado no estoque físico, demonstrando a saída efetiva do produto do estoque.

Caso a situação do pedido mude para cancelado o estoque deixa de ser reservado e retorna para o saldo físico.

Saiba mais sobre o módulo de reserva de estoque

Adicionar a extensão reserva de estoques em sua conta

  1. Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → Seção Suprimentos → Reserva de estoques , Clique sobre a extensão para adiciona-lá.

  2. Clique em Instalar. Após isso, Confirme a instalação da extensão.

Como trabalhar com a reserva de estoque

  1. Acesse Menu → Suprimentos → Controle de estoque. Nesta tela você consegue visualizar as quantidades em estoque de cada um dos produtos cadastrados.

    A coluna Estoque físico representa a sua quantidade total em estoque, ao lado na coluna Estoque reservado indica a quantidade do produto que está envolvida em pedidos de venda que ainda não tiveram seu processo finalizado com o lançamento de estoque.

  2. Para gerenciar o estoque físico ou reservado do produto, basta Clicar sobre o Produto desejado.

  3. Ao acessar o produto, serão exibidas duas opções para gerenciamento de estoque, são elas: Lançamentos e Reservas. Para incluir manualmente uma quantidade de reserva ao produto, acesse a aba Reservas e clique no botão Incluir reserva.

    Atenção!

    Sempre que um pedido de venda for realizado ou ordem de serviço (com peças) e os mesmos não tiverem o lançamento de estoque efetuado, será incluída a quantidade da venda ou ordem como uma reserva de estoque. Ao lançar estoque, a quantidade no estoque reservado será retirada e ocorrerá um lançamento de saída no estoque físico.
  4. Agora, informe a Quantidade e salve o lançamento de reserva, ao clicar em Salvar.

Configurar a reserva de estoque com a loja virtual

  1. Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações. Após isso, acesse a loja virtual configurada no Tiny.

  2. Agora, acesse na aba Configurações e no campo Atualização de estoque na loja virtual a partir do Tiny selecione a opção Enviar saldo disponível.

  3. A seguir, é necessário realizar o mapeamento das situações. Para isso, acesse a aba Situações.

  4. Abaixo, em Sequência das situações no Tiny é apresentado um fluxo de situações dos pedidos.

  5. No campo Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações recomendamos que, selecione a opção Não.

  6. Ao clicar em Adicionar situações padrão , são adicionadas as situações presentes no e-commerce e as mesmas serão listadas na coluna Código da situação no E-commerce.

  7. Em Situação no Tiny , selecione a situação correspondente no Tiny. Existe também, a possibilidade de adicionar novas situações ao acessar Adicionar mapeamento de situação.

    Observação:

    Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso não seja realizada a configuração o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.
  8. Por fim, clique em Salvar.

Configurar bloqueio de emissão de pedidos quando estoque zero

Atenção!

Essa validação não é feita para pedidos incluídos via API, aplicativo móvel e E-commerce.

É possível configurar para que suas vendas não ocorram caso não tenha estoque disponível dos produtos.

A conferência baseia-se na verificação do estoque disponível(estoque físico - reservado = estoque disponível)comparando com as quantidades relacionadas na venda. Caso não houver saldo disponível suficiente, é impedido de salvar o pedido de venda ou a nota fiscal.

  1. Para realizar a configuração, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Configurações dos Pedidos de Venda.
  2. Agora, no campo Bloquear emissão de pedidos de venda com estoques que não podem ser atendidos , selecione a opção Sim.

Sincronizar situação dos pedidos no e-commerce

Ao sincronizar a situação dos pedidos presentes no e-commerce são atualizadas as situações das vendas no Tiny. A sincronização dentro do Tiny pode ser realizada através dos módulos de Pedidos do E-commerce ou em Pedidos de Venda.

Sincronizar situação em pedidos do e-commerce
  1. Acesse Menu → Vendas → Pedidos do E-commerce → Selecione os pedidos e clique em Sincronizar situação.

A opção de sincronizar a situação através do módulo de pedidos do e-commerce, pode ser realizada com as seguintes integrações: Adena, AnyMarket, EZCommerce, FastCommerce, Magalu, iSET, JetEnterprise, Loja Integrada, Magento, NuvemShop, OpenCart, Plugg.To, Shopify, Americanas Marketplace, Tray (SOAP e REST), TrayCorp, Vtex, WooCommerce e Xtech.

Sincronizar situação em pedidos de venda
  1. Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Venda → Selecione as vendas e clique em Sincronizar situação com e-commerce.

Havendo a necessidade de excluir ou cancelar algum pedido de venda, como proceder?

Excluir pedido de venda
  1. Primeiramente, acesse Vendas → Pedidos de Venda.
  2. Agora, acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido e clique em Excluir venda.
  3. Na tela a seguir, confirme a exclusão da venda, clicando em Excluir venda.

Atenção!

Ao excluir o pedido, a quantidade da venda que foi lançada no estoque reservado será retirada.
Alterar situação do pedido de venda para cancelado
  1. Para alterar a situação de um pedido de venda, acesse o Menu de contexto ao lado do número do pedido → Alterar situação e clique em Cancelado.

Atenção!

Ao alterar a situação do pedido para Cancelado , a quantidade da venda que foi lançada no estoque reservado será retirada.

Havendo a necessidade de excluir ou cancelar alguma ordem de serviço (com peças), como proceder?

Excluir ordem de serviço
  1. Primeiramente, acesse Menu → Serviços → Ordens de Serviço.
  2. Agora, Selecione as ordens de serviço e clique em Excluir ordens de serviço.
  3. Na tela a seguir, confirme a exclusão da ordem de serviço, clicando em Excluir.

Atenção!

Ao excluir a ordem de serviço (com peças), a quantidade da ordem que foi lançada no estoque reservado será retirada.
Alterar situação da ordem de serviço para cancelada
  1. Para alterar a situação de uma ordem de serviço, acesse o Menu de contexto ao lado do número da ordem → Alterar situação e clique em Cancelada.

Atenção!

Ao alterar a situação da ordem de serviço para Cancelada , a quantidade da ordem que foi lançada no estoque reservado será retirada.