Tiny - Módulo de Vendas - Atualizar situação de envio dos pedidos

Esta rotina tem como objetivo facilitar o processo de atualização das situações de envio dos pedidos, sendo possível realizá-la quando você quiser e quantas vezes desejar. Mantendo assim as situações dos pedidos atualizadas no Tiny e nas plataformas de e-commerce, hubs de integração e marketplaces conforme o andamento das entregas aos clientes forem acontecendo pelas transportadoras.

Passo a passo

Consulta da situação de envio dos pedidos

Para realizar a consulta das situações de envio dos pedidos de venda, siga os passos abaixo:

  1. Na tela de Pedidos de Venda , filtre o período da consulta, selecionando as datas do intervalo desejado. Caso não seja selecionado nenhum período, a consulta será realizada com base nos pedidos dos últimos 90 dias.

    Atenção!

    Somente é possível filtrar um período onde a diferença da data inicial e final não supere 90 dias.
  2. Depois de filtrar os pedidos que deseja consultar, clique em Mais ações → Atualizar situação de envio dos pedidos.

  3. Neste momento o Tiny consulta a situação de envio dos pedidos que se encontram nas abas Pronto para envio e Enviado nas integrações com CorreiosFrete RápidoJadlog, KanguMelhor Envio e Total Express.

  4. Assim, uma tela com o totalizador das novas situações aparece conforme abaixo:

    • Enviados: são aquelas vendas que estão no Tiny como Pronto para envio e que o rastreio já consta nas transportadoras;
    • Em trânsito: trata-se das vendas que ainda estão em processo de entrega;
    • Entregues: pedidos registrados a partir do Tiny e que tiveram a entrega confirmada pela transportadora vinculada;
    • Atrasados: vendas que ainda não foram entregues com base em sua data prevista, e que receberão um marcador para identificá-las;
    • Não entregues: nova situação disponibilizada, que contemplará os pedidos que não puderam ser entregues pela transportadora;
    • Requer atenção: pedidos em que o item será devolvido ao remetente ou que sofreu algum extravio e que também receberão um marcador para identificá-los;
    • Outras ocorrências: os pedidos que não foram consultados serão exibidos através deste totalizador.

    Dica:

    Para visualizar quais pedidos fazem parte de cada situação citada acima, clique no totalizador em questão.
  5. Clique no botão Atualizar situações para concluir.

Lista de integrações que disponibilizam a atualização de situações de envio

Verifique abaixo os recursos que estão disponíveis para cada plataforma:

Situação: Pedidos enviados

Os pedidos que forem identificados como Enviados, serão atualizados no Tiny e, também, terão a situação alterada nas plataformas de e-commerce, hubs de integração e marketplaces abaixo, desde que o parâmetro Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado esteja ativado na configuração da plataforma.

O código de rastreio será encaminhado automaticamente para os respectivos destinatários, desde que o parâmetro Enviar e-mail de rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado esteja habilitado na configuração da plataforma.

Esta rotina está disponível para as plataformas:

Situação: Pedidos entregues

Os pedidos que forem identificados como Entregues, serão atualizados no Tiny e, também, terão a situação alterada nas seguintes plataformas de e-commerce, hubs de integração e marketplaces, desde que o parâmetro Marcar pedido como entregue ao alterar situação no Tiny esteja ativado na configuração da plataforma.

Para as plataformas EzCommerce, iSetMagento 2.0MoovinOpencartPrestashopTrayTrayCorpWooCommerce e Xtech será disparado um e-mail de forma automática aos destinatários das vendas que foram sincronizadas, informando que o pedido foi entregue.

Para que essa rotina seja acionada, é necessário ativar o parâmetro Enviar e-mail de entrega ao alterar a situação no Tiny para entregue presente na configuração da plataforma.

Configuração nas plataformas de e-commerce, hubs de integração e marketplaces

As funcionalidades citadas anteriormente poderão ser parametrizadas na configuração das plataformas, em Configurações → Aba E-commerce → Integrações, a partir da aba de Configurações.

As informações por e-mail serão enviadas com base na configuração da Expedição, em Configurações → Aba Vendas → Configurações da expedição. Neste local, verifique os campos Envio de código de rastreio e Envio de e-mail de entrega. Saiba Como configurar a expedição.

 

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