Tiny - Módulo de Vendas - Devoluções de vendas
O módulo de Devoluções de Vendas facilita a operação de troca e devolução em vendas do e-commerce. Neste módulo é possível gerenciar todas as devoluções de venda da sua empresa. Emitir nota fiscal de devolução, lançar estoque e solicitar logística reversa. Além de utilizar diferentes formas de devolução do valor do produto como: Em dinheiro no dia, vale-troca e pagamento em crédito agendado.
Se sua venda foi realizada através do PDV, possuímos uma rotina específica para troca e devolução. Veja o artigo Devolução do PDV.
Pré-requisitos
- Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande
Adicionando a extensão Devoluções de vendas
Para iniciar o uso do módulo é necessário instalar a extensão Devoluções de vendas.
-
Acesse a loja de extensões Menu → Início → Extensões do Tiny.
-
Busque por Devoluções de vendas, no campo pesquisa.
-
Clique em Instalar para confirmar a instalação da extensão.
Gerando uma devolução através de Pedidos de Venda
-
Acesse Menu → Vendas → Pedidos de Vendas.
-
Localize a venda que deseja devolver e clique sobre o Menu de contexto (...) e depois, em Devolver produtos.
-
Confira os Dados dos clientes e informe a Data da devolução.
-
Em Itens para devolução, habilite a opção Devolução parcial somente se a devolução seja de apenas uma parte dos produtos vendidos. Neste caso, informe a quantidade de itens a ser devolvida.
-
Selecione a Forma de devolução desejada conforme as opções abaixo:
Sem pagamento Neste caso, não será gerado nenhum crédito ao cliente. Dinheiro Quando o crédito da devolução será entregue em dinheiro para o cliente. O valor referente à devolução será lançado automaticamente no Caixa. Vale-troca É gerado um vale-troca com um código único e aleatório e que poderá ser disponibilizado para o cliente realizar uma nova compra. Caso a venda tenha sido gerada através de sua loja virtual, você poderá cadastrar um voucher diretamente em sua plataforma, permitindo essa troca diretamente no e-commerce. Obs: caso o pedido seja criado como troca em sua plataforma, o código utilizado no processo não será importado automaticamente para a venda no Tiny. Contas a pagar Será gerada uma conta a pagar com o valor da devolução, para ser baixada em momento posterior. -
No campo Forma de envio (reversa), selecione a forma de devolução do produto, pessoalmente na loja ou se a logística reversa dos Correios será disponibilizada para essa devolução. Saiba mais através da ajuda Solicitar logística reversa.
- Caso seja necessário informar alguma observação para a devolução que está sendo realizada, preencha o campo Observações Internas.
-
Salve a devolução.
Gerenciando os vales-troca
Em Vendas → Devoluções de Venda → Gerenciar vales-troca estarão listados todos os vale-troca gerados por sua empresa. As ações disponíveis para cada vale-troca estão disponíveis no Menu de contexto (...). Para incluir manualmente um vale-troca, clique em incluir vale-troca.Solicitar logística reversa
- Para utilizar essa rotina, é necessário configurar o usuário para logística reversa dos Correios em sua conta. Para isso, você poderá seguir os passos exibidos na ajuda Logística Reversa.
- Acesse Menu → Vendas → Devoluções de Venda.
- Selecione a devolução e clique no Menu de contexto (...) → Solicitar logística reversa.
- Verifique os dados do endereço do remetente e se necessário realizar algum ajuste, clique em Editar dados do remetente.
- Em Forma de envio (reversa), selecione a opção Correios e, no campo Forma de frete (reversa), selecione a forma de frete que será utilizada para tal.
- Caso deseje enviar o código da logística reversa para o remetente, marque a opção Enviar e-mail com o código de logística reversa. Também, se desejar, marque a opção Habilitar envio de SMS pelos correios.
- Clique em Solicitar.
Acompanhar logística reversa
Para acompanhar o andamento da postagem do objeto, clique sobre o Menu de contexto (...) → Acompanhar logística reversa na devolução desejada. Na janela que será aberta, será possível verificar o status da logística reversa.
Informações complementares
- Em Vendas → Pedidos de Venda e em Vendas → Notas fiscais pode ser verificado, através do marcador "devolvido", se existem devoluções para o pedido.
- Em Vendas → Devoluções de Venda estarão listadas todas as devoluções da sua empresa.
- No momento em que a nota de devolução com origem no pedido de venda for autorizada no SEFAZ, automaticamente a devolução será enviada para o status de "finalizada".
-
Ao finalizar a devolução, o estoque e as contas serão automaticamente lançados.
- Ao lançar as contas da devolução, o Tiny irá validar se a venda de origem foi gerada com algum vendedor vinculado. Caso positivo e tenha gerado comissão para ele, um lançamento de débito será criado a partir do controle de comissões para esse vendedor.
Promoção Especial novas contas Tiny ERP + Awake Agência Digital
30 dias grátis + 3 meses com 25% OFF em qualquer plano
Acesse: https://bit.ly/ParceiroTinyERP