Melhor Envio - Meu objeto chegou avariado ao destinatário. E agora?

Cada transportadora parceira do Melhor Envio possui um procedimento diferente para avaria.

 

Ocorrências de avaria possuem indenização para a maioria dos envios (com algumas exceções em casos de fretes feitos com declaração de conteúdo).

 

Ao longo do artigo descrevemos os procedimentos de cada uma delas.

 

 

???? Indenização de avaria com a Azul Cargo Express

Para casos de avaria com a Azul Cargo Express o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega, a carga avariada será coletada para análise.

 

Caso isso não ocorra a transportadora aceita solicitação de indenização por avaria em até 7 dias corridos após a entrega do objeto.

 

Essa solicitação deve ser feita mediante apresentação de fotos do produto e da embalagem avariados.

 

???? Sendo a avaria da embalagem, é necessário a foto da caixa de modo que apareça exatamente como chegou. Siga o mesmo processo caso esteja com o produto avariado e a embalagem não esteja danificada .

 

Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar a ocorrência com a transportadora.

 

Em casos como este, a carga avariada pode ou não ser coletada para análise.

 

Oriente o destinatário a não descartar tanto os produtos, quanto a embalagem. A transportadora poderá coletar os objetos para análise.

 

O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

 

???? Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

 

 

???? Indenização de avaria com a Buslog

Para casos de avaria com a Buslog o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega.

 

Caso seja constatada a avaria no produto, o cliente deve realizar uma ressalva ao entregador, informando a descrição e quantidade dos itens avariados, além de recusar o recebimento da encomenda.

A Buslog não aceita reclamações de avaria após a entrega ter sido concluída. Por isso é imprescindível que os destinatários sejam orientados a conferir a carga no momento da entrega.

 

Se o envio foi recebido por um porteiro e a avaria não pôde ser identificada no ato da entrega a Buslog dá até 3 dias corridos para que a reclamação de sinistro seja feita.

Nestes casos é necessário entrar em contato com nosso time de atendimento para que possamos intermediar a ocorrência com a transportadora.

O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

 

???? Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

 

Caso tenha dúvida a respeito de ocorrências de extravio, furto, roubo ou violação acesse o artigo ???? Tenho direito a indenização pela Buslog?.

 

 

???? Indenização de avaria com os Correios

Com os Correios, existe a possibilidade de indenização por avaria caso a transportadora considere que a embalagem e o acondicionamento da carga eram adequados para o transporte após realizar a análise.

 

  • Avaria parcial constatada durante o transporte

 

Quando os Correios identificam a avaria parcial do objeto durante o transporte (quando o volume ainda não chegou ao destinatário), o objeto é encaminhado para a agência mais próxima ao local de destino. O destinatário deve comparecer até a unidade para decidir se aceita ou não o objeto.

 

Ao ir até a agência, se o destinatário não quiser aceitar o objeto, é necessário realizar a recusa e solicitar o documento de auto de irregularidade.

 

  • Avaria total constatada durante o transporte

 

Quando os Correios identificam a avaria total do objeto durante o transporte, a carga passa pelo processo de análise e é encaminhada para o setor de descarte da transportadora.

 

  • Avaria constatada após a entrega

 

Quando a avaria (parcial ou total) é identificada pelo destinatário após a entrega ter sido realizada, é necessário reportar a situação ao nosso time de atendimento.

 

Nós registramos um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios com o objetivo de solicitar a análise de avaria à transportadora.

 

Caso o pedido de análise seja aceito pelos Correios, ocorre uma visita técnica no endereço do destinatário para verificar as condições da carga e se a indenização é procedente ou não.

 

????Se após a análise for identificado que a carga sofreu avaria total, os Correios devem reintegrar o objeto ao fluxo postal e encaminhá-lo para refugo (descarte).

 

A indenização é confirmada através da resposta dos Correios ao PI. Ela leva 30 dias para ser processada após a confirmação. Já o pagamento da indenização por parte dos Correios é de até 45 dias após o período de processamento.

 

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

 

 

???? Indenização de avaria com a Jadlog

Para casos de avaria com a Jadlog o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega.

 

Caso a avaria seja constatada após a conclusão da entrega, será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento em até 7 dias corridos após a finalização da entrega. Nós iremos intermediar a sua ocorrência com a transportadora.

 

Para iniciar o procedimento de indenização por avaria com a Jadlog o Melhor Envio precisará que você deve peça ao destinatário a ressalva feita no ato da entrega, fotos do objeto e da embalagem e oriente-o a não descartar tanto os produtos, quanto a embalagem. A transportadora irá coletar os objetos para análise.

 

O pagamento de indenizações é feito entre 90 e 120 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

 

???? Importante: a Jadlog realiza indenização por avaria para objetos enviados com nota fiscal. Cargas enviadas com declaração de conteúdo não tem cobertura de seguro para avaria.

 

Caso tenha dúvida a respeito de ocorrências de extravio, furto ou roubo acesse o artigo ???? Tenho direito a indenização pela Jadlog?.

 

 

Meu envio foi feito com declaração de conteúdo pela Jadlog. Não tenho direito a indenização?

Não.

 

A Jadlog determina em sua política de serviços que indenizações para envios feitos com declaração de conteúdo não possuem cobertura de seguro para avarias.

 

A indenização só é feita em ocorrências de extravio, violação e furto/roubo. Para esses casos também há um teto indenizatório de R$ 1.000,00.

 

Esta informação é apresentada no momento da geração da etiqueta de frete.

 

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Ao realizar um frete com qualquer transportadora, o ideal é orientar o seu cliente a sempre abrir o pacote transportado na frente do entregador; sinalizando assim qualquer divergência no ato da entrega.

 

Cada transportadora possui uma tratativa no caso de avarias, a seguir você pode verificar como proceder.

 

Maiores detalhes podem ser conferidos no artigo ???? Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog?.

 

 

???? Indenização de avaria com a LATAM Cargo

A LATAM Cargo aceita solicitação de indenização por avaria somente no ato da entrega. Não são aceitas reclamações posteriores, sendo necessário fazer recusa da entrega e indicar que é devido a avaria.

 

São passíveis de compensação financeira por avaria tanto envios com nota fiscal quanto com declaração de conteúdo, contando que cumpram a instrução de recusa de recebimento.

 

O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

 

???? Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

 

 

???? Indenização de avaria com a Via Brasil

A Via Brasil aceita solicitação de indenização por avaria somente no ato da entrega quando a caixa possui sinais de dano. Não são aceitas reclamações posteriores, sendo necessário fazer recusa da entrega e indicar que é devido a avaria.

 

O prazo de indenização da transportadora é em torno de 25 dias úteis. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

 

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

 


???? Maiores detalhes

Para reduzir as chances do seu produto chegar avariado recomendamos a leitura do artigo do nosso blog ???? Embalagem no E-Commerce: como enviar o seu produto ou a conferência do vídeo ???? Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.